• Segurança Pública

Rio das Ostras compra coletes balísticos para Guarda Civil Municipal

Publicada em: 13 de Janeiro de 2021 - 11h56 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Um dos compromissos da Administração Municipal é valorizar os servidores públicos e oferecer melhores condições de trabalho. Por isso, a atual gestão adquiriu 150 coletes balísticos para proteção dos guardas civis municipais. Até o momento foram entregues 90 unidades que já estão sendo usadas pelos agentes em serviço.

Com o aumento da violência em todo País, é necessária a adequação à Lei Federal nº 13.022, que institui normas gerais para os guardas civis municipais e estabelece aos agentes a função de proteção municipal preventiva, ou seja, Polícia Municipal. O uso do colete balístico faz parte do pacote de ações para equipar e capacitar os agentes.

Os coletes balísticos são de uso obrigatório aos integrantes do Grupamento de Operações Especiais, guardas civis municipais que estejam em patrulhamento com a equipe do Programa de Integração na Segurança, Patrulha Maria da Penha, Trânsito e guardas civis municipais que atuam no patrulhamento ostensivo fixo ou de extensão, no controle e fiscalização de trânsito.

O Guarda Civil Municipal detentor do colete balístico somente poderá usá-lo em serviço e ficará responsável pela sua conservação.

Para o Secretário de Segurança Pública esse é mais um passo dado para ajustar a Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras à Legislação.

“Precisamos estar protegidos, para depois protegermos. Assim, o agente se sente mais seguro para agir. Ainda na linha de valorização, o próximo passo já foi dado: armarmos nossos policiais.  Após a necessária adequação às leis federais, vamos proporcionar o treinamento adequado a todos eles, a fim de que possam, efetivamente, realizar nossa Segurança Pública. Não somos nós que queremos, é a Lei que diz que deve ser armada e que GCM é a Polícia de Rio das Ostras.  Nós vamos cumprir a lei”, ressaltou Marcus Rezende.

Foram adquiridos pela Administração Municipal 150 coletes balísticos que darão mais proteção aos agentes. Foto: Divulgação