Rio das Ostras conclui Campanha ’21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’
Publicada em: 10 de dezembro de 2021 - 17h04 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMParticipação dos homens nesta luta é tema das palestras realizadas na mesa de encerramento que aconteceu na sexta-feira, dia 10
Rio das Ostras concluiu a Campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” nesta sexta-feira, 10 de dezembro, data em que se comemora a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A mesa de encerramento da campanha foi direcionada à reflexão sobre a participação dos homens nesta luta e os avanços proporcionados pela Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
No encerramento da campanha, a secretária de Assistência Social, Eliara Fialho, enfatizou que os objetivos da mobilização foram alcançados. Com todos os cuidados necessários devido a pandemia, foram realizadas atividades diversificadas ao longo desses 21 dias, incluindo rodas de conversa on-line e apresentação do tema nas salas de espera das unidades de assistência. Entre os pontos positivos, Eliara destacou o envolvimento de um público bem diferenciado, incluindo estudantes, autoridades e pessoas da comunidade.
“Recebemos um retorno positivo da comunidade, das autoridades, dos representantes do poder público e palestrantes da mesa de encerramento, que validaram a nossa mobilização. Também conseguimos alcançar e trazer para perto o Ministério Público, com a presença dos promotores no evento de conclusão da campanha. Alcançamos o nosso objetivo e pretendemos construir novas ações junto com a rede de proteção”, enfatizou Eliara.
MESA DE ENCERRAMENTO – Realizada no auditório da Igreja Dignus Est, na Extensão do Bosque, a mesa de encerramento contou com a presença do vice-prefeito, Luiz Ferraz, entre outras autoridades da Administração Municipal, e dos promotores Tatiana Cavalcanti e Guilherme Alves, respectivamente, da Primeira e da Segunda Promotoria de Justiça Criminal.
Na primeira palestra, a diretora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Rio das Ostras, Rosi Costa, apresentou um balanço das ações realizadas. Desde a inauguração do Ceam, em 9 de abril de 2019, já foram atendidas 3.412 mulheres. De janeiro a dezembro de 2020, 1.420 mulheres passaram pelo Ceam e, de janeiro a outubro de 2021, foram 1.004 atendimentos. Todas as usuárias referenciadas são vítimas de violência doméstica, familiar ou de gênero.
Em seguida, foi realizada a palestra “Sociedade e Poder Público: como estamos após 15 anos de Lei Maria da Penha”, ministrada pelo psicólogo e psicanalista Dario Córdova Posada. Dario é o responsável pela implantação de uma metodologia de responsabilização jurídica dos agressores no I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
A assistente social Luciana Araújo, pesquisadora em grupos reflexivos com homens autores de violência no âmbito do Sistema Judiciário, e o coordenador do Centro de Referência do Homem de Duque de Caxias, Paulo César da Conceição, realizaram as palestras conclusivas do evento.
Entre os temas debatidos estavam o modelo hegemônico da masculinidade, que pode promover a dominação e a agressividade, as estratégias para sensibilizar, mobilizar e conscientizar sobre formas de resolver conflitos sem violência, além dos cuidados da saúde integral, incluindo a mental, dos homens.





PRESENÇAS – Outras presenças do evento de encerramento foram a da chefe do Núcleo de Atendimento à Mulher da 128ª Delegacia de Polícia, Aline Ribeiro, do secretário de Segurança Pública, Marcus Rezende, da subsecretária de Assistência Social, Rosimara Valadares, do pastor da Igreja Dignus Est, Celso Mattos, e da primeira-dama Adriana Borba. Autoridades e palestrantes receberam certificados de participação na solenidade.