Rio das Ostras conscientiza sobre cuidados com bebês prematuros

Encontro do Novembro Roxo foi marcado pela alegria e confraternização
  • Foto: Mauricio Rocha
Publicada em: 14 de novembro de 2018 - 11h50 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Encontro do Novembro Roxo foi marcado pela alegria e confraternização Foto: Mauricio Rocha
Evento celebrou o Novembro Roxo com confraternização entre famílias e profissionais de saúde Foto: Mauricio Rocha
Elaine e a filha Isabelly, que nasceu de 32 semanas e é acompanhada pelo ambulatório de Follow Up_Foto: Mauricio Rocha

Novembro é o mês escolhido para chamar a atenção do mundo para a importância dos cuidados com os bebês prematuros. Este ano, o tema da campanha do Novembro Roxo é “Trabalhando juntos – parceria com famílias no cuidado dos recém-nascidos prematuros”. Rio das Ostras também abraçou essa causa e promoveu ações que incluíram mural de relatos e um encontro entre profissionais de saúde, familiares e as crianças atendidas pela Secretaria de Saúde, com rodas de conversa e brincadeiras, na Casa de Cultura.

Em Rio das Ostras o atendimento especial a essas crianças é oferecido pelo ambulatório de Follow Up, ligado ao Programa Municipal de Saúde da Criança, que promoveu a comemoração na Casa de Cultura. Os familiares e crianças atendidas pelo serviço participaram do encontro, que foi uma bela celebração da vida e da saúde desses pequeninos. Brincadeiras, circo, rodas de conversa com os profissionais de saúde, troca de experiências e muita troca de afeto e alegria.

Isabelly Vitória, de 1 ano, também estava lá. A mãe de Isabelly, Elaine Azevedo, foi acompanhada pela Rede Municipal durante sua gestação, que foi de alto risco. Ela apresentou hipertensão durante a gravidez e a bebê nasceu prematura, com 32 semanas. Desde o atendimento de Alto Risco, Elaine já havia sido orientada a buscar o Follow Up para acompanhamento da Isabelly.

“O atendimento do ambulatório foi muito importante para o desenvolvimento da Isabelly. Ela começou a tomar fórmula (leite artificial) no Hospital, mas com ajuda da equipe, eu consegui amamentá-la. É um atendimento de saúde pública feito com muito carinho e cuidado especial”, conta Elaine.

MURAL – Como parte das atividades do Novembro Roxo, as mães assistidas pelo Follow Up enviaram seus relatos de parto e dos dias na UTI Neonatal, acompanhando a evolução de seus filhos. São histórias emocionantes, que ficarão expostas durante todo o mês de novembro no Posto de Saúde Dona Ediméia, onde funciona o ambulatório.

FOLLOW UP – Bebês prematuros, que apresentam síndromes, de baixo peso ou que estiveram internados em UTI neonatal necessitam de um acompanhamento específico de saúde nos primeiros anos de vida. Para garantir o desenvolvimento esperado, o ambulatório de Follow Up, da Secretaria de Saúde, conta com equipe multidisciplinar, com pediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia e enfermagem.

O ambulatório funciona no Posto de Saúde Dona Edimeia, em Nova Esperança. Atualmente, cerca de 70 crianças estão cadastradas. O serviço também orienta os pais quanto a uma rotina de cuidados necessários para essas crianças e ainda estimula o aleitamento materno e a interação entre os pais e filhos.

NOVEMBRO ROXO – Dia 17 de Novembro é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade. A data foi escolhida pela Fundação Europeia de Cuidados com Crianças Prematuras. No Brasil, 345 mil bebês nascem prematuros todo ano. O tema merece prioridade dentro das políticas de Saúde Pública, uma vez que, no País, um terço dos bebês prematuros morrem antes de completar um ano de idade, de acordo com dados da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).