Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Rio das Ostras continua ações do Novembro Azul mobilizando a comunidade

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Equipes da Saúde percorreram postos de saúde para conscientizar os homens
Publicada em: 19 de novembro de 2021 - 15h01 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Equipes da Saúde percorreram postos de saúde para conscientizar os homens Foto: Divulgação

Equipes percorreram postos de combustíveis, distribuindo informativos e orientando os homens quanto aos cuidados de Saúde

As estatísticas mostram que grande parte dos homens não procura os serviços de Saúde, o que dificulta o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de próstata.

Se os homens não vão até às unidades, as equipes decidiram ir até eles. Como parte da Campanha Novembro Azul, equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e da Estratégia de Saúde da Família – ESF estiveram percorrendo os postos de combustíveis, na quarta, 17, distribuindo informativos e orientando os homens quanto aos cuidados de Saúde.

“Durante a realização da ação, percebemos que eles ficavam surpresos, mas tivemos uma ótima receptividade. Muitos homens relataram que a Saúde, normalmente, fica em segundo plano em suas vidas, porque priorizam o trabalho”, contou a assistente social Sandra Campelo.

As equipes ressaltaram a importância do auto cuidado e da realização de consultas e exames. Os homens foram incentivados a procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência. Também destacaram a relevância dos hábitos saudáveis de vida, que incluem atividade física e alimentação.

Na próxima semana, as equipes vão dar continuidade às ações educativas pela Cidade.

NOVEMBRO AZUL – A Campanha Novembro Azul foi criada para chamar a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce, tanto do câncer de próstata, como também de outras doenças.

Em Rio das Ostras, a Secretaria de Saúde ampliou a oferta de vagas em consultas e exames para a população masculina.

Os homens deverão acessar, primeiramente, as Unidades Básicas de Saúde de suas áreas de moradia, para a realização de um check-up integral em Saúde. Aqueles que forem avaliados com risco e sintomas de doenças da próstata serão encaminhados para o urologista.

O Município conta com especialistas desta área, com oferta de consultas semanais e sem nenhuma demanda reprimida.

 

Pesquisa no Portal