Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Saúde
  • Cidade continua imunizando população a partir de 6 meses contra a Influenza

Cidade continua imunizando população a partir de 6 meses contra a Influenza

  • Foto: Claudio Neves
    Descrição da foto
    A vacina da gripe, todos os anos, tem sua composição e a concentração de antígenos atualizada
Publicada em: 19 de Maio de 2023 - 16h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A vacina da gripe, todos os anos, tem sua composição e a concentração de antígenos atualizada Foto: Claudio Neves

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o final de abril, País já havia registrado 253 mortes por gripe

Desde o dia 8 de maio, Rio das Ostras está vacinando contra a Influenza (gripe) a população geral a partir de seis meses, conforme a orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ).

A imunização segue sendo ofertada, a princípio, até o dia 31 de maio, quando se encerra a 25ª Campanha contra a Influenza, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde, das 8h30 às 16h30, e no Polo do Turismo no mesmo horário. Já no sábado, dia 20, a população pode procurar o Polo do Turismo, das 8h às 18h, para se proteger contra os agravos causados pelo vírus.

Para receber a vacina é necessário apresentar a identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina.

Com a chegada de dias mais frios, quando as infecções respiratórias crescem, estar imunizado é essencial para não desenvolver formas mais graves da doença. Além disso, como as cepas do vírus se modificam, as pessoas precisam se vacinar todos os anos”, contou Natália Lopes, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

A imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes. Segundo dados do Ministério da Saúde, até o fim de abril, ao menos 253 mortes em razão da doença foram confirmadas.

VACINA – A vacina contra a Influenza é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe. Ela é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. O imunizante, todos os anos, tem sua composição e a concentração de antígenos atualizada, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Pesquisa no Portal