O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Mobilidade Urbana
  • Rio das Ostras continua trabalhando na retirada de carcaças de veículos abandonados nas ruas do Município

Rio das Ostras continua trabalhando na retirada de carcaças de veículos abandonados nas ruas do Município

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Moradores podem ajudar a denunciar os veículos abandonados por meio do número de telefone 153.
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Desde o começo do trabalho, 147 veículos já foram notificados, 93 retirados pelos proprietários, 37 removidos ao Depósito Público e outros 17 estão em processo de andamento.
Publicada em: 25 de junho de 2021 - 15h25 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Moradores podem ajudar a denunciar os veículos abandonados por meio do número de telefone 153. Foto: Divulgação
Desde o começo do trabalho, 147 veículos já foram notificados, 93 retirados pelos proprietários, 37 removidos ao Depósito Público e outros 17 estão em processo de andamento. Foto: Gabriel Sales

Em Rio das Ostras, a Secretaria de Transportes, Acessibilidade e Mobilidade Urbana faz a remoção de veículos abandonados, carcaças e sucatas das vias públicas desde setembro de 2020. Uma equipe vai até os locais constatar a situação dos veículos e, se configurado o abandono, adesivam e tentam notificar o dono. São considerados veículos abandonados os que se encontram estacionados, ininterruptamente, no mesmo local pelo prazo igual ou superior a 20 dias.

Desde o começo do trabalho, 147 veículos foram notificados, 37 foram removidos ao Depósito Público Municipal, 93 foram retirados pelos proprietários e 17 estão em andamento.

Essa ação visa diminuir os transtornos e reduzir os riscos à saúde dos moradores. Esses automóveis costumam acumular água em seu interior e acabam se tornando foco do mosquito Aedes Aegypti, que transmite muitas doenças, como Dengue, Chikungunya e Zika. Além de muitas vezes atrapalhar o trânsito, aumentar as chances de acidentes e oferecer danos ao Meio Ambiente.

Lei Municipal – A Lei nº 2295/2019 trata sobre a remoção destes veículos, carcaças e sucatas abandonadas nas ruas do Município. São considerados veículos abandonados os que se encontram estacionados, ininterruptamente, no mesmo local pelo prazo igual ou superior a 20 dias.

O veículo abandonado será identificado por meio de adesivo colado no próprio, e sua remoção será antecedida de notificação do proprietário, para que seja retirado da via pública, sob pena de remoção do veículo.

Caso o proprietário não seja identificado ou localizado, a notificação será publicada por meio de edital, no Jornal Oficial do Município.

Veículos Notificados – O proprietário do veículo abandonado notificado tem o prazo improrrogável de sete dias, a contar do recebimento da notificação, para a retirada do veículo. Caso o prazo não seja cumprido o veículo será removido e poderá ser destinado ao depósito público.

Retirada do Depósito Público – O veículo removido para o depósito público poderá ser retirado pelo proprietário mediante o pagamento dos débitos tributários municipais e estaduais, encargos de estadia, remoção e outros.

Se não for reclamado por seu proprietário no prazo de 90 dias, o veículo será levado a leilão, conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro e Resolução 331 do Contran.

Carcaças e Sucatas – São consideradas carcaças e sucatas as que apresentam evidente estado de depreciação, não possuindo placa de identificação obrigatória, oferecendo riscos à saúde e segurança da população.

A remoção das carcaças e sucatas será também precedida de notificação do proprietário para que providencie a retirada no prazo máximo de três dias, a contar do recebimento da notificação.

Após o prazo, o material será recolhido das vias públicas e destinado de acordo com a regulamentação. Quando não for possível identificar as carcaças ou sucatas, o agente lavrará um auto de constatação.

Denúncias- Os moradores podem e devem denunciar, seja por ofício encaminhado à Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, situada na Rua Niterói, nº 2099, Loteamento Atlântica ou pelo número de telefone 153.

Pesquisa no Portal