Comunidade é convocada para formação do Conselho de Turismo

• Foto: Gabriel Sales
    Fórum Municipal de Turismo de Rio das Ostras acontece na próxima segunda-feira
Publicada em: 9 de Maio de 2019 - 16h05 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Toda comunidade, e empresários e entidades ligadas à atividade turística em Rio das Ostras estão convidados a participar do II Fórum Municipal de Turismo, que acontecerá na próxima segunda-feira, 13 de maio, a partir das 13h, na Câmara Municipal.

O II Fórum Municipal de Turismo tem como finalidade estabelecer discussões e entendimentos sobre políticas públicas e aspectos relacionados à atividade turística no Município, e eleger a primeira grade do Conselho Municipal de Turismo de Rio das Ostras, criado pela Lei nº 2158/18 e alterado pela Lei 2204/19.

O Conselho de Turismo de Rio das Ostras é o primeiro do Município que terá composição tripartite e paritário. Farão parte da grade o setor público, com membros indicados pelo chefe do Executivo; o setor empresarial, representado por entidades e associações do setor privado ligados à atividade turística; e o setor social, com representantes de profissionais, e associações de moradores, de artesãos, esportistas e de atividades que fomentam o turismo.

A cidade de Rio das Ostras é um destino turístico consolidado de reconhecimento nacional que recebe cerca de 800 mil turistas por ano, vindos basicamente do Rio de Janeiro e dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. O turismo é uma das principais atividades econômicas do município e importante gerador de emprego e renda.

A programação do II Fórum Municipal de Turismo de Rio das Ostras começa com o credenciamento dos participantes e associações, das 13h às 14h, horário marcado para a solenidade de abertura. Em seguida, será lido e aprovado o Regimento Interno para a condução do dia de trabalho.

Às 15h, o analista de negócios do Sebrae, Bruno Fernandes, fará a apresentação do Projeto Investe Turismo, uma parceria do Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur, que tem como objetivo de acelerar o desenvolvimento social, econômico e turístico de cidades das regiões da Costa do Sol, Costa Verde, Serra Verde Imperial e metropolitana do Rio de Janeiro. Em seguida, o consultor do Sebrae Jarbas Modesto ministrará uma palestra sobre “Boas Práticas de Governança”.

Após um breve intervalo, a presidente do Fórum e secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, conduzirá a eleição da grade do Conselho Municipal de Turismo de Rio das Ostras.

“O Conselho de Turismo é a forma mais democrática de fazermos uma gestão compartilhada, valorizando o associativismo e proporcionando ao Poder Público uma proximidade com quem vive os desafios do setor”, destacou a secretária Aurora Siqueira.

A realização do II Fórum Municipal de Turismo de Rio das Ostras conta com o apoio do Sebrae RJ.

Fórum Municipal de Turismo de Rio das Ostras acontece na próxima segunda-feira Foto: Gabriel Sales