O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Meio Ambiente
  • Rio das Ostras cria primeiro Bosque de Neutralização de Gás Carbônico

Rio das Ostras cria primeiro Bosque de Neutralização de Gás Carbônico

Publicada em: 2 de Abril de 2008 - 15h31 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Lançamento do programa ambiental pioneiro aconteceu no dia 2, com participação das escolas públicas

Com a participação de alunos das escolas municipais, a Prefeitura de Rio das Ostras lançou o Programa de Neutralização das Emissões de Carbono, no dia 2 de abril, no antigo lixão da cidade. Na ocasião, foi apresentado o primeiro bosque da região criado para neutralizar a emissão desse poluente. Ao final, a área foi fechada para garantir sua preservação.
Representando o prefeito Carlos Augusto, o vice Ronaldo Fróes esteve presente na solenidade, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida, de Samuel Oliveira, presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores, e outros servidores.
“Mais uma vez Rio das Ostras sai na frente em projetos de Educação e Meio Ambiente. Esse é um marco para a história do município”, disse o vice-prefeito.
Max José de Almeida destacou a importância da participação de todos na redução de emissão de gás carbônico.
“Recuperamos uma área que era um lixão, uma situação triste que conseguimos reverter nesse bosque. Porém o mais importante é a participação dos estudantes. Esse bosque é de vocês, crianças e jovens de nosso município”, afirmou o secretário que, ao final, entregou a chave da área a um aluno, simbolizando a responsabilidade de cada estudante com o futuro do município.
Iniciativa pioneira – O Programa de Neutralização das Emissões de Carbono foi concebido pelo engenheiro ambiental Mauro Prioste, da Secretaria de Meio Ambiente. Mauro explicou o processo de emissão de gás carbônico e os riscos que o alto nível desse poluente traz ao equilíbrio do planeta.
Os alunos da Escola Municipal Inayá Moraes D´Couto, do Loteamento Village, mostraram que compreendem a importância do programa.
“Queremos diminuir o CO2 da atmosfera para reduzir o efeito estufa e o aquecimento global”, disse Yuri dos Santos, aluno do 7º ano de Ensino Fundamental.
Pelo Programa de Neutralização das Emissões de CO2 (gás carbônico) a área do antigo lixão foi transformada em um bosque. Foram plantadas mais de 3 mil e 500 mudas, o suficiente para neutralizar a emissão de CO2 gerada pelos prédios da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A área recuperada é de cerca de 34 mil m2. Técnicos da secretaria farão um monitoramento permanente do local e pesquisas estatísticas sobre as emissões de carbono. Essa é uma primeira fase da iniciativa, que será expandida a outras áreas públicas

Pesquisa no Portal