Rio das Ostras dá início ao Outubro Rosa

• Foto: Allexandre Costa
Publicada em: 30 de setembro de 2022 - 17h10 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Unidade do Sesc Saúde Mulher já chegou a Rio das Ostras para realização de exames Foto: Allexandre Costa

Rio das Ostras entra mais uma vez na campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero e promoção da Saúde da Mulher. A Prefeitura planejou uma série de atividades educativas nas unidades de saúde e amplia a oferta de exames de diagnóstico e prevenção.

Como parte das ações do Outubro Rosa, já chegou à Cidade a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. A parceria do Sesc com a Prefeitura vai oferecer exames de mamografia e coleta de preventivos, além de dinâmicas de educação em saúde. A unidade está estacionada na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Os exames começam a ser realizados na terça-feira, 4 de outubro, na parte da tarde.

As primeiras pacientes a realizar as mamografias serão aquelas que já passaram por consulta na Rede Municipal de Saúde, foram encaminhadas para o exame, e estavam aguardando o agendamento. Depois de atender esse público, a Unidade começa a abrir vagas para novas demandas.

O Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce e incentiva as mulheres a procurarem os serviços de saúde para consulta e avaliação.

ATIVIDADES – Embora a Rede Municipal esteja rotineiramente atenta à detecção precoce do câncer de mama, este mês as ações são intensificadas. Os postos de saúde estão preparados para receber as mulheres, acolhê-las e orientá-las sobre a doença, prevenção e cuidados.

As atividades serão realizadas durante todo o mês nos postos de saúde, com objetivo de levar informações à população sobre formas de prevenção, cuidados com a saúde da mulher e formas de tratamento da doença.