O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Rio das Ostras deve integrar Geoparque Estadual

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Foto dos Monumentos dos Costões Rochosos
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Foto da geógrafa Gisele Ferolla Vasconcellos palestrando para várias pessoas
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Foto da geógrafa Gisele Ferolla Vasconcellos
Publicada em: 23 de outubro de 2012 - 18h30 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, que deve incluir Rio das Ostras, foi apresentado no município na última quinta-feira, dia 18, no auditório da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Geoparque é um território com limites bem definidos, que possui patrimônio geológico de importância científica, além de raridade e beleza. A área tem como propósito preservar o espaço, adotar e promover o turismo sustentável, incentivar e apoiar a boa gestão territorial e difundir a educação ambiental, entre outros.

A abrangência do Geoparque dos Costões e Lagunas é de 15 municípios do litoral norte fluminense, de Maricá a São João da Barra, incluindo a Região da Costa do Sol..

A iniciativa é coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. A UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Zurique também participam da coordenação.

A apresentação do projeto foi feita pela geógrafa Gisele Ferolla Vasconcellos, responsável pelo acompanhamento junto à Escola Politécnica de Zurique. Na ocasião, a palestrante falou sobre os diversos benefícios para a região. “Ao obter o selo da Unesco, a região passará a ser reconhecida internacionalmente com integrante da Rede Global de Geoparques, desta forma, recebendo incentivos para estimular o turismo científico e cultural”, destacou.

A expectativa para a criação do projeto é grande, já que, na América Latina, atualmente existe apenas o Geoparque de Araripe, no Ceará. Estão sendo realizadas oficinas com representantes dos municípios envolvidos para organização das informações disponíveis sobre turismo, cultura, patrimônio e projetos educacionais.

Também serão realizadas audiências públicas com membros dos governos locais e empresários de diversos setores ligados ao turismo, além de representantes de ONGs e movimentos sociais. Todas as informações serão incluídas no dossiê que será enviado à Unesco.

Foto dos Monumentos dos Costões Rochosos Foto: Divulgação
Foto da geógrafa Gisele Ferolla Vasconcellos palestrando para várias pessoas Foto: Divulgação
Foto da geógrafa Gisele Ferolla Vasconcellos Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal