Rio das Ostras e Casimiro de Abreu planejam consórcio de saneamento

• Foto: Mauricio Rocha
Publicada em: 15 de Março de 2019 - 17h17 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Rio das Ostras e Casimiro de Abreu estudam a criação de um Consórcio Público de Saneamento Intermunicipal, que funcionará em sintonia com o Governo do Estado, onde o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Ostras e Águas de Casimiro passarão a atender, juntas, o distrito de Barra de São João, pertencente a Casimiro de Abreu, e o Município de Rio das Ostras.

Na última terça-feira, dia 12, aconteceu um encontro entre os prefeitos Marcelino Borba e Paulo Dames. Os gestores abordaram a ampliação do trabalho de manutenção e o controle operacional do sistema de água, que deve eliminar um dos maiores problemas enfrentados pelos moradores dessas localidades, ou seja, a falta d’água.

O prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, aprova a ideia e acredita na parceria. “É uma proposta excelente para resolver de uma vez por todas os problemas que temos no abastecimento de água. Será um grande avanço”, destacou o prefeito.

A proposta é que o Consórcio passe a operar o sistema de captação, tratamento e abastecimento de água da Ponte do Baião, na região rural de Macaé, ficando as autarquias responsáveis pela manutenção e ampliação das redes de distribuição.

Para Alexandre Beleza, presidente do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras, a população dos dois municípios só tem a ganhar em qualidade na prestação deste serviço, pois contará com formato de prestação participativo composto de técnicos pertencentes aos municípios e do próprio Estado que irão compor este regime de gestão consorciada.

REUNIÃO DE TRABALHO – Nesta sexta-feira, dia 15, equipes técnicas dos dois municípios e tambem da Funasa se reuniram no auditório da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, no Parque dos Pássaros, para tratar dos próximos passos para a criação do consórcio.

Ainda estiveram presentes na reunião o engenheiro e presidente da Águas de Casimiro, Luís Gomes; o representante da Fundação Nacional de Saúde, Sebastião Werneck e a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, Valnete de Souza.

Municípios estudam a criação de um Consórcio Público de Saneamento Intermunicipal Foto: Mauricio Rocha