Rio das Ostras encerra Campanha de Combate à Tuberculose
Publicada em: 29 de Março de 2019 - 16h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMNesta sexta-feira, dia 29, Rio das Ostras encerrou mais uma Campanha de Combate à Tuberculose, que trouxe este ano o tema “Tosse? Pode ser Tuberculose”. Equipes de diversas unidades de saúde do Município se empenharam para realizar um trabalho de conscientização sobre a doença e os resultados foram bastante positivos.
Durante toda a semana foram realizadas palestras nas salas de espera de vários postos de saúde de Rio das Ostras, inclusive de Mar do Norte, Cantagalo e Rocha Leão, que são localidades mais distantes.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose de Rio das Ostras, Karla Cristina Silva Viana, a Campanha de Combate à Tuberculose foi encerrada, mas vale ressaltar que as ações para identificação de casos continuam no Município e alerta que a tosse por mais de três semanas pode ser Tuberculose.
“As equipes de saúde das Unidades Básicas e Estratégia de Saúde da Família realizaram com sucesso uma de muitas atribuições, que é a realização de ações educativas junto à comunidade. O objetivo foi informar sobre a gravidades da doença, forma de transmissão e da necessidade do tratamento correto e completo. Nós do programa estamos muito felizes pelo engajamento de todos os profissionais”, destacou Karla.
Esta semana, a coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose, junto com a médica Mayra Ribeiro Conde, também participaram de um curso de atualização em Reações Adversas aos Medicamentos para Tratamento da Tuberculose, oferecido pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose.
TRATAMENTO – O Programa de Controle da Tuberculose de Rio das Ostras funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e está localizado na sala 26 do Centro de Saúde Extensão do Bosque. O contato para mais informações é (22) 2771-4170.




