Rio das Ostras está com inscrições abertas para Escola de Tênis de Mesa
Publicada em: 27 de outubro de 2016 - 09h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMAulas são ministradas em conjunto com o Departamento de Paraesporte
Para dar mais oportunidades de escolha a crianças, jovens e adultos, a Secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras incluiu na sua lista de escolinhas esportivas a modalidade Tênis de Mesa. Outra diferença desse esporte é que as aulas são ministradas em conjunto com o Departamento de Paraesporte.
De acordo com o professor Walter dos Santos Siqueira, os objetivos da Escola de Tênis de Mesa, além de ensinar a prática do esporte, são fazer a inclusão social dos paratletas e dar oportunidade a aqueles que não têm aptidão para os esportes de quadra e campo. “Nós víamos que muitas crianças e jovens ficam do lado de fora das quadras somente assistindo outras pessoas se exercitando. Agora, contamos com aproximadamente 30 alunos e eles estão participando ativamente de um esporte olímpico”, declarou o professor.
Durante as aulas, os participantes aprendem as regras básicas do tênis de mesa, de acordo com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa; como segurar corretamente na raquete, sacar, defender e técnicas específicas do esporte. “É nítido o desenvolvimento dos alunos. Muitos começaram sem aptidão nenhuma e hoje já mostram boa técnica para esse esporte. É importante frisar também que, como nas demais escolinhas oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer, para participar é necessário que o aluno tenha boas notas na escola”, ressaltou o professor Walter.
As aulas de Tênis de Mesa são ministradas às terças e quintas, das 14h às 17h, no Centro Esportivo Chico Leite; e às segundas, quartas e sextas-feiras, no mesmo horário, no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour.
De acordo com o paratleta Vitor Thiago, 32 anos, as aulas na escola de Tênis de Mesa despertaram a vontade de participar de uma Paralimpíada. “Estou adorando e aprendendo a prática desse esporte muito rápido. Tenho me dedicado demais para melhorar um pouco cada dia mais. Quando erro, procuro analisar onde foi que errei para não repetir o mesmo erro. Não penso em largar esse esporte nunca mais e, quem sabe, no futuro, defender o país em uma Paralímpiada”, afirmou.
Para o jovem Saulo Henrique, 12 anos, o Tênis de Mesa é um esporte que não deve ser menosprezado. “É um esporte como outro qualquer, inclusive uma modalidade olímpica. Também faço Jiu Jitsu e posso afirmar que estou preferindo o Tênis de Mesa. Aqui aprendemos muita coisa. Estou adorando”, falou Saulo.
INSCRIÇÕES – Quem quiser praticar essa modalidade é só procurar o Departamento de Inscrições na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, localizada no Centro Esportivo Chico Leite – Rua Irmã Faustina, s/ nº ou nas unidades esportivas de sua preferência. O horário de atendimento é das 9h às 16h. Menores de 18 anos devem comparecer com seus responsáveis.
Os documentos necessários para inscrição são: duas fotos, fotocópia da carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento, atestado médico recente, declaração escolar para os menores de idade e comprovante de residência.
TÊNIS DE MESA – O ESPORTE DO SÉCULO XXI
Para a Saúde
• Melhora a circulação sangüínea.
– Desenvolve a velocidade de raciocínio e habilidade.
– Melhora a coordenação motora e reflexos….
– Melhora a visão e exercita os nervos dos olhos.
– É ótimo para queimar calorias.
Para seus sonhos como atleta olímpico de alto nível:
– É um esporte individual, você não depende de terceiros para vencer.
– Não é necessário biotipo especial. Basta ter técnica e habilidade.
– Não existe muitos atletas, portanto há maior chance de se chegar numa seleção nacional.
Para sua Formação/Educação:
• Toda a família pode participar junta, praticando.
• Ensina a programar e planejar para treinar corretamente.
• Não existe a vantagem por ser mais velho, as chances são iguais para todos.
• Como todo o esporte, ensina-se a vencer, perder e lutar.
• Desenvolve muito a disciplina e concentração.(O que pode ser utilizado nos estudos também)
Aspectos Gerais:
• O futebol é o esporte mais popular, porém o tênis de mesa é fácil e gostoso de se praticar, por muitos motivos; em especial “não ter contato físico”.
• Não é necessária uma grande Infra-estrutura como um ginásio, área, etc. basta uma mesa, rede, bola e raquetes numa pequena sala.
• Para se praticar não são necessários 22 jogadores (Futebol), 12 (vôlei), apenas 2 pessoas
Você sabia Que?
• Que o Tênis de Mesa está entre os esportes mais praticados pelos brasileiros, perdendo apenas para o Futebol e o Vôlei?
• Que o Tênis de Mesa exige do atleta 61% de raciocínio e 39% de condicionamento físico. E que só perde para o Xadrez no quesito raciocínio?
• Que a velocidade alcançada após uma cortada de um atleta adulto geralmente supera a 200km por hora?
• Que o Tênis de Mesa é o segundo esporte com a maior complexidade de movimentos?