Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Rio das Ostras está perto de conquistar selo da Unesco

  • Foto:
    Descrição da foto
Publicada em: 7 de novembro de 2018 - 14h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

 

Depois de se habilitar entre 24 cidades do Brasil, Rio das Ostras foi selecionada para preparar sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco. A boa notícia foi publicada no Diário Oficial da União no final de outubro, que apontou o município na 9ª colocação.

Somente 15 municípios do Brasil receberão a consultoria do Ministério da Cultura (MinC) para a elaboração da candidatura à Rede.

O programa da Unesco tem o objetivo de promover a cooperação internacional entre cidades que investem na cultura e na criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável.

A trajetória de Rio das Ostras começou em julho, quando a Fundação de Cultura fez a inscrição no edital do MinC. O município está candidatando-se na categoria música como área temática, por reconhecê-la como elemento de desenvolvimento econômico e social.

A equipe da Fundação Rio das Ostras de Cultura tem feito reuniões periódicas para se preparar para receber os técnicos que farão a consultoria. “Estamos fazendo o trabalho de levantamento de dados em conjunto com as secretarias municipais, nos preparando para elaborar o dossiê que será o nosso passaporte para entrar na rede que mostrará Rio das Ostras para o mundo”, disse empolgada a presidente da Fundação, Cristiane Regis.

Rio das Ostras está em contato com a representação da Unesco no Brasil para receber uma carta de apoio. O documento fará parte do dossiê de candidatura.

“Fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco abrirá novos horizontes para Rio das Ostras. Poderemos deixar de depender dos royalties de petróleo e usar a economia criativa como fator de desenvolvimento do município. É um passo importante para a cidade”, finalizou Cristiane.

REDE DE CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO – Criada em 2004, ressalta a criatividade de seus membros dentro de sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. Apesar das diferenças geográfica, demográfica e econômica, todas as Cidades Criativas se comprometem em desenvolver e compartilhar bons costumes inovadores para promover as indústrias criativas, fortalecer a participação na vida cultural, e integrar a cultura às políticas de desenvolvimento urbano sustentável.

 

Pesquisa no Portal