O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Rio das Ostras faz acompanhamento diário de casos suspeitos da gripe A

Publicada em: 11 de agosto de 2009 - 09h29 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras está acompanhando de perto, diariamente, pacientes com sintomas que podem ser da gripe suína (influenza A). Atualmente, o município conta com duas mulheres internadas no Hospital, considerados casos suspeitos. Até o momento, não há casos confirmados da doença no município.

Outras 11 pessoas estão em casa, porém sob observação periódica de técnicos de Saúde – já que a indicação é de que o paciente, mesmo passando bem, seja acompanhado por pelo menos 10 dias.

“Toda a rede municipal de saúde de Rio das Ostras está atenta, preparada e os profissionais qualificados para atender aos possíveis casos da influenza A”, disse o secretário Sérgio Manhães, tranquilizando os moradores.

Na última segunda-feira, 10, a equipe da Vigilância em Saúde fez mais uma visita aos pacientes internados no Hospital Municipal. Até aquele dia havia quatro pessoas internadas, duas delas crianças, que já receberam alta e passam bem. Duas mulheres permanecem na unidade.

“Estamos realizando o acompanhamento diário de pessoas que apresentem síndrome gripal, o que consideramos casos suspeitos da doença. Nem todos os pacientes precisam ser internados. As pessoas com sintomas leves são medicadas e, se estiverem bem, podem ficar em casa, porém sob a observação dos técnicos de saúde”, afirma a coordenadora de Vigilância em Saúde, Andréia Bellei. Ela explica que são considerados casos suspeitos os que apresentem os três sintomas: tosse (ou dor de garganta), febre acima de 38º C e dificuldade respiratória.

Todos os casos estão sendo acompanhados, porém alguns merecem especial atenção, como gestantes e crianças menores de dois anos.

Recomendações – A prevenção da gripe A depende de cuidados de higiene – lavar as mãos antes das refeições, não levar as mãos ao nariz, boca e olhos e limpar bem os objetos de uso coletivo. Deve-se ainda evitar aglomerações e locais fechados.

Quem tiver sintomas de gripe pode procurar as unidades de Saúde do município ou ligar antes para o DISQUE-GRIPE: 0800-28 10 100 (de 6h às 23h) e conversar com profissionais de Saúde para saber como proceder.

 

 

 

Pesquisa no Portal