Município reaproveita plantas podadas para produzir compostagem

• Foto: Mauricio Rocha
  • Foto: Mauricio Rocha
Publicada em: 10 de Maio de 2019 - 11h34 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Rio das Ostras se destaca pelos projetos paisagísticos da área urbana. Tudo isso é garantido com aproveitamento de galhos de árvores e plantas podados durante a manutenção dos jardins públicos da Cidade. Esse material, levado para o Parque Municipal, unidade da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, passa pela máquina de trituração, iniciando o processo de compostagem. Meses depois, transformado em composto orgânico, é usado na produção de mudas e jardinagem.

“Nos períodos de chuva, a compostagem se completa em cerca de seis meses. Na estiagem, pode durar ainda mais. Antes de aplicar o composto orgânico, ele é misturado com terra e adubo. Uma grande vantagem da compostagem é que ajuda a manter a umidade da terra, evitando a erosão”, explica o engenheiro agrônomo Edemir Francisco de Oliveira, que trabalha no Parque Municipal.

A compostagem é um processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica, que ganha um destino útil. Esse composto pode ser aplicado ao meio ambiente sem oferecer riscos. Entre os seus benefícios estão o estímulo do desenvolvimento das raízes, enriquecimento dos solos pobres, com melhoria de sua estrutura, diminuição da erosão e aumento da fertilidade e da capacidade das plantas de absorver nutrientes.

PARQUE MUNICIPAL – O Parque Municipal, importante unidade ambiental de Rio das Ostras, possui 318 mil metros quadrados de área. O local tem estufas para produção de mudas destinadas à manutenção de praças e arborização da cidade, trilha para caminhadas, academia de ginástica ao ar livre, parquinho e área para piquenique.

Aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, com entrada gratuita, o Parque Municipal fica Rodovia Amaral Peixoto, km 156, na altura de Mar do Norte. Telefone para informações: (22) 2764-8253.

Restos de galhos e plantas podados durante a manutenção de ruas e jardins são triturados para dar início à compostagem Foto: Mauricio Rocha
Depois de triturado, o material fica em decomposição até originar o composto orgânico usado em produção de mudas Foto: Mauricio Rocha