Inscrição para Agente Comunitário de Saúde tem nova data

• Foto: Gabriel Sales
    Os agentes comunitários de saúde vão atuar em diferentes áreas da cidade
Publicada em: 8 de novembro de 2018 - 12h23 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Vista aérea da Cidade
Os agentes comunitários de saúde vão atuar em diferentes áreas da cidade Foto: Gabriel Sales

Por conta das fortes chuvas que atingem o Município, a data do início das inscrições para o Processo Seletivo Público para contratação efetiva de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foi transferida para a próxima segunda-feira, dia 12. O local de inscrição também foi alterado, que passa a ser na Sede Administrativa da Prefeitura localizada na rua Campo de Albacora, 75, Loteamento Atlântico.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 12 a 14 de novembro e de 21 a 23 de novembro de 2018, no horário de 9h às 17h. Os novos agentes irão compor as equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF, gerida pela Secretaria Municipal de Saúde.

As informações completas sobre o processo seletivo estão publicadas no edital 03/2018, na segunda edição do Jornal Oficial, edição no 992, disponível no site da Prefeitura, www.riodasostras.rj.gov.br

Podem concorrer às 104 vagas disponíveis candidatos de nacionalidade brasileira, com idade mínima de 18 anos, Ensino Médio completo e residente na área de abrangência discriminada no edital, conforme dita a legislação federal. Outros requisitos estão descritos no edital. O salário é de R$ 1.014,00, mais benefícios.

O Processo Seletivo Público para Agentes Comunitários de Saúde é regido pela Lei Federal nº 11.350/06.

SELEÇÃO – A seleção será realizada em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, consta de prova com questões objetivas de Português, História de Rio das Ostras, Conhecimento Específico e sobre a Lei Federal 8080/90 (legislação que regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde).

A prova está prevista para o dia 2 de dezembro, em local e horário a ser divulgado posteriormente pela Prefeitura.

Em uma segunda fase, os candidatos classificados deverão concluir um curso introdutório de formação. Aqueles que não concluírem serão considerados reprovados no processo seletivo.

ATUAÇÃO – Os Agentes Comunitários de Saúde têm como atribuição, entre outras, realizar visitas domiciliares aos moradores das localidades atendidas, cadastro dos usuários, promoção da busca ativa de casos que necessitam de tratamento, notificação de doenças e orientação às famílias quanto aos cuidados de saúde.

O ACS tem um papel muito importante no acolhimento, pois é um membro da equipe de Saúde que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, aproximando poder público e população.

A chegada dos novos Agentes Comunitários de Saúde vai possibilitar ao Município expandir a Estratégia de Saúde da Família – ESF, uma das prioridades da nova Gestão Municipal, melhorando o atendimento à população e reforçando a atual da Saúde Básica.