Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Visita à Sede da Federação de Tiro com Arco

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Encontro aconteceu no final do mês de agosto
Publicada em: 10 de setembro de 2021 - 16h39 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Encontro aconteceu no final do mês de agosto Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, representada pelo Subsecretário de Esporte, Fábio Telles e pelo Coordenador de Projetos Esportivos, Alexandre Pereira, realizou uma visita técnica à Sede da Federação Brasileira de Tiro com Arco em Maricá no dia 26 de agosto. Durante a visita, os representantes do Esporte de Rio das Ostras puderam ter mais contato com a modalidade e discutir a implementação do desporto na cidade.

Atendendo ao convite do Presidente da Federação Brasileira de Tiro com Arco, João Cruz, a equipe da Prefeitura pôde entender os fundamentos, conceitos e debater a melhor forma de incluir o tiro com arco nos projetos esportivos de Rio das Ostras.

O próximo passo é capacitar e qualificar os professores para iniciar a atividade com os jovens Riostrenses. Na mesma ocasião, os representantes da subsecretaria de Esporte puderam conhecer os atletas Marcus D’Almeida e Ane Marcelle, que participaram da Olimpíada de Tóquio no começo de 2021. Além deles, também estava presente Graziela dos Santos, primeira atleta indígena do Brasil a competir em algum evento internacional representando o país.

TIRO COM ARCO – O tiro com arco é a prática de utilizar um arco e flechas para atingir um alvo, surgiu como atividade de caça e guerra nos primórdios da civilização, com indícios de sua prática ainda na pré-história.
O tiro com arco foi introduzido nos Jogos Olímpicos modernos em 1900, sendo disputado até 1920. A discrepância entre as regras aplicadas nos diferentes países fez com que a modalidade ficasse ausente do evento por várias décadas.

A partir de 1972, em Munique, com a adoção das regras da Federação Internacional de Tiro com Arco, (FITA), por um número suficiente de países, o tiro com arco voltou à condição de desporto olímpico, a qual mantém até hoje.

Pesquisa no Portal