Rio das Ostras ganha posto do Centro de Valorização da Vida

• Foto: Mauricio Rocha
Publicada em: 12 de setembro de 2019 - 12h36 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Este é o mês que promove a campanha “Setembro Amarelo”, que visa a conscientização e prevenção do suicídio e, nesta semana, Rio das Ostras ganhou um instrumento importante para esse propósito. O Município agora conta com um posto do Centro de Valorização da Vida – CVV, que oferece serviço de prevenção do suicídio e apoio emocional, por intermédio do telefone 188. Uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Bem-Estar Social.

O novo posto do CVV, que foi inaugurado no dia 10, funcionará no Parque da Cidade, sendo neste primeiro momento somente com atendimento telefônico realizado por voluntários, que passaram por uma capacitação nos meses de julho e agosto.

De acordo com a representante do CVV em Rio das Ostras, Glória de Melo Campos de Oliveira, o Centro de Valorização da Vida já está presente em sete cidades do Estado do Rio de Janeiro, totalizando 11 Postos de Atendimento e outros em fase de implantação.

“Agora Rio das Ostras já figura na constelação de postos do CVV, que além de integrar a Rede do 188 atendendo a demanda nacional, poderá auxiliar futuramente a sociedade deste Município, por intermédio dos atendimentos presenciais, chat, cartas, e-mail e dos serviços do CVV Comunidade”, destacou Glória.

Para a secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Eliara Fialho, esta parceria é uma grande conquista para a região, garantindo, além do apoio emocional, trabalhar na prevenção do suicídio, que hoje é considerado a segunda causa de óbito em pessoas entre 15 e 29 anos.

“A gestão municipal está empenhada em buscar políticas públicas que venham atender àsdemandas da população e contribuir com a melhoria da qualidade de vidas e o CVV veio para fortalecer esse trabalho de conscientização referente a um assunto tão importante e delicado como o suicídio”, ressaltou Eliara, destacando ainda que a ideia é também contar com o projeto CVV Comunidade para debater o tema por meio de visitas as escolas, postos de saúde e unidades do Centro de Referência de Assistência Social – Cras.

CVV – O Centro de Valorização da Vida oferece serviço de prevenção do suicídio e apoio emocional desde 1962, gratuitamente, exclusivamente por meio de voluntários, devidamente selecionados e preparados. Em 1º de julho de 2018, o CVV implantou o número de emergência 188, o primeiro telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio no Brasil. É operado pelo CVV, fruto de um convênio com o Ministério da Saúde.

O CVV em Rio das Ostras já realiza atendimento telefônico pelo 188, para prevenção do suicídio Foto: Mauricio Rocha