O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Rio das Ostras inaugura Centro de Atenção Psicossocial

Publicada em: 9 de Maio de 2007 - 14h31 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Caps é uma alternativa à internação de pacientes com transtornos mentais

Rio das Ostras passa a contar com um importante instrumento de tratamento e integração social de pacientes com transtornos mentais. No próximo dia 18, às 19h, será inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que funcionará na Rua Rego Barros, 217, no Centro. O evento faz parte da programação da Semana de Luta Antimanicomial, promovida pela Prefeitura.
O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário que oferece assistência especializada a pessoas que sofrem de transtornos mentais graves. Os pacientes receberão atendimento de psiquiatra, psicólogos, terapeutas ocupacionais, além de participar de oficinas terapêuticas, como artesanato e jardinagem, estímulo ao cuidado com o corpo e atividades esportivas e de lazer.
O atendimento, de forma integral, também envolve os familiares, que recebem apoio e orientação para aceitar a condição do paciente.
Trata-se de uma alternativa às internações em hospitais psiquiátricos, cuidando do paciente sem restringir seu convívio social. “Municípios que não possuem Caps recorrem à internação e, muitas vezes, em instituições longe da casa e da família”, explica Geysa Müller, coordenadora do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde.
O Centro de Atenção Psicossocial foi montado pela Prefeitura atendendo aos requisitos do Ministério da Saúde e recebe apoio financeiro do Governo Federal.

Pesquisa no Portal