Rio das Ostras inaugura Delegacia Legal no próximo dia 10
Publicada em: 9 de Janeiro de 2008 - 12h32 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMCerimônia contará com a presença do prefeito Carlos Augusto, do governador em exercício Jorge Picciani e do secretário de segurança pública José Beltrame
A Prefeitura de Rio das Ostras construiu e entrega, em parceria com o Governo do Estado, a Delegacia legal à população riostrense no próximo dia 10. A cerimônia de inauguração acontece às 11h, com a presença do prefeito Carlos Augusto, do governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, deputado Jorge Picciani, do secretário de segurança pública José Mariano Beltrame, do chefe da Polícia Civil, Gilberto Ribeiro, do coordenador do programa Delegacia Legal, César Campos e do delegado Cláudio Emmer.
A 128ª Delegacia Legal fica na Rua Jane Maria Martins Figueira, ao lado da nova ponte, no bairro Jardim Mariléa. Sua instalação no município é resultado de um convênio assinado pelo prefeito Carlos Augusto, em 2006, com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Pelo convênio firmado, o município se responsabilizou pela cessão do terreno e pela construção do prédio, em uma área de 1200 m2. Coube ao Estado a manutenção da unidade, treinamento da equipe e instalação de mobiliário e equipamentos.
“Segurança pública é responsabilidade do Estado. Mas a administração municipal não mede esforços para apoiar o Governo estadual nessa área, como forma de proteger nossos moradores e turistas”, disse o prefeito Carlos Augusto.
“A Delegacia Legal oferece um melhor atendimento ao público. As unidades estão integradas através de um sistema informatizado, o que permite identificar com rapidez se o infrator tem um passado criminoso”, explica o procurador do município, Enéas Rangel.
A unidade, a 103ª implantada no Estado, terá computadores conectados à Central de Dados do Programa Delegacia Legal. A equipe é formada pelo delegado, Cláudio Emmer, 21 policiais, viaturas, dois atendentes universitários, dois profissionais de serviço social e psicologia com experiência em atendimento ao público e um síndico, que vão atender a uma média mensal de 360 ocorrências policiais.
A delegacia conta com setor de investigação preliminar e de seguimento, salas de custódia, do delegado e de repouso e sanitários para policiais e público.
Melhor atendimento – O modelo de Delegacia Legal é considerado mais eficiente que as convencionais. As unidades estão ligadas por uma rede informatizada, permitindo acesso compartilhado de todos os registros, o que facilita as investigações e resolução dos casos. Outra vantagem é que as Delegacias Legais não possuem carceragem (os presos são encaminhados para Casa de Custódia) e oferecem um ambiente mais agradável.