Primeira Sala Verde da Cidade será inaugurada nesta quinta

Publicada em: 9 de outubro de 2018 - 17h19 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Elaboração de horts
A horta vertical feita na oficina da Sala Verde foi implantada na Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza Foto: Divulgação

A Prefeitura de Rio das Ostras inaugura nesta quinta-feira, dia 11, às 17 horas, a Sala Verde Semente de Cantagalo. No espaço, que vai funcionar no coreto da Praça Waldemar Alves Barcelos, em Cantagalo, serão realizadas atividades de educação socioambiental, entre essas cursos, oficinas, palestras, reuniões, exposições e atividades artísticas para estudantes, agricultores e moradores da zona rural.

Na inauguração haverá apresentação dos idosos do Projeto Vida Ativa. Implantado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Projeto Sala Verde chega a Rio das Ostras e terá, entre os parceiros, a Reserva Biológica União e o Projeto Consciência Verde. O local será coordenado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Algumas atividades já começaram a ser desenvolvidas pela Sala Verde no auditório do Departamento de Agropecuária de Rio das Ostras e nas Escolas Municipais Professora Marinete Coelho de Souza e Trindade, parceiras do projeto.

A Sala Verde Semente de Cantagalo vai fomentar diferentes iniciativas em parceria com as esferas públicas e privadas da sociedade civil, promovendo qualidade de vida, inclusão social e alternativas socioeconômicas. Para isso deverá unir comunidade, educadores, técnicos e pesquisadores para colaborar com as ações socioambientais e de resgate sociocultural.

OFICINAS – Antes mesmo da inauguração desse projeto, que acontece no dia 11, algumas atividades já foram realizadas. Na última semana, a equipe do Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras – Cedro foi convidada para promover uma oficina e implantação de uma horta vertical na Escola Municipal Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo. Alunos também participaram da ação.

Na agenda da Sala Verde já está marcada a Oficina de Desenho Ambiental nos dias 19 e 26 de outubro em dois horários: 9h e 14h.