O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Rio das Ostras inicia vacinação contra meningite ACWY para adolescentes

  • Foto: Cláudio Pacheco
    Descrição da foto
    Vacina passa a ser permanente no calendário vacinal para adolescentes de 11 e 12 anos
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Unidades de Saúde estão atendendo para Meningite ACWY, das 8h30 às 11h30
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Município iniciou a vacinação para adolescentes na segunda-feira, dia 22
Publicada em: 24 de junho de 2020 - 11h14 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Vacina passa a ser permanente no calendário vacinal para adolescentes de 11 e 12 anos Foto: Cláudio Pacheco
Unidades de Saúde estão atendendo para Meningite ACWY, das 8h30 às 11h30 Foto: Divulgação
Município iniciou a vacinação para adolescentes na segunda-feira, dia 22 Foto: Divulgação

Mais uma vacina importante entra para o calendário de imunização de Rio das Ostras. A partir de segunda-feira, dia 22, o Município deu início a vacinação contra a Meningite ACWY, que é destinada exclusivamente para adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

As unidades de Saúde estão disponibilizando a vacina nos seus horários de rotina, sendo neste momento das 8h30 às 11h30, por conta da imunização contra a Gripe Influenza, que acontece à tarde até o dia 30. Após este período, a vacinação para Meningite ACWY volta aos horários de rotina normalizados até às 16h, inclusive com outras vacinas para adolescentes, passando a ser permanente no calendário vacinal.

De acordo com a técnica em Enfermagem da Divisão de Imunização de Rio das Ostras, Natália dos Santos Couto Lopes, a vacina Meningocócica ACWY tem dose única para adolescentes nessa faixa etária e protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas por bactérias dos tipos A, C, W e Y.

“Essa vacina foi introduzida no calendário pelo Ministério da Saúde e é de suma importância para a proteção de adolescentes de 11 e 12 anos, por serem do grupo mais suscetível à transmissão”, ressalta Natália, lembrando que para ser imunizado, o adolescente deve comparecer à unidade de Saúde mais próxima com o cartão de vacina, para que os profissionais possam avaliar e atualizar o esquema vacinal de acordo com a necessidade de cada caso.

Pesquisa no Portal