• Incentivo à Leitura
  • Educação

Plano Municipal incentiva desenvolvimento da Leitura e Literatura

• Foto: Jorge Ronald
    A criação de novas bibliotecas será estimulada pela Lei
Publicada em: 4 de junho de 2019 - 09h04 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A criação de novas bibliotecas será estimulada pela Lei Foto: Jorge Ronald

Rio das Ostras instituiu o Plano Municipal de Desenvolvimento da Leitura e da Literatura, por intermédio da Lei no 2227/2019, publicada na edição 1.049 do Jornal Oficial do Município.

A referida Lei determina que a Fundação Rio das Ostras de Cultura, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo executem, em conjunto, esse Plano.

A iniciativa visa estimular a leitura e a escrita como meios principais de difusão da cultura e do conhecimento na Cidade, democratizar o acesso ao livro e à leitura, promover a formação de uma sociedade leitora no Município, estimular a produção literária por meio de oficinas, seminários, cursos e concursos literários, estimular a produção e circulação do livro, desenvolver programas de estímulo à leitura e dar suporte a associações e escolas que desenvolvam atividades voltadas à formação de leitores.

O objetivo da política implantada por meio desta Lei é democratizar o acesso à leitura, ampliando a produção cultural de Rio das Ostras. O Plano aumentará o acesso ao livro e à leitura apoiando iniciativas populares de criação de bibliotecas comunitárias e ações voltadas à leitura, além de fomentar ações de bibliotecas em todas as escolas municipais.

INTEGRAÇÃO – Os órgãos responsáveis pela aplicação do Plano deverão apoiar as bibliotecas comunitárias existentes, fortalecer a integração das bibliotecas com as tecnologias de informação e comunicação e, ainda, promover a capacitação permanente de gestores, bibliotecários, professores de bibliotecas e mediadores de leitura.

Para o incentivo à leitura, os órgãos competentes devem, ainda, fomentar os espaços de leitura existentes no Município e incentivar as atividades de leitura em Hospital, Postos de Saúde, Pronto Atendimento e bancos, dentre outros lugares.

AÇÕES – Para concretizar a difusão do livro serão promovidas ações, programas e projetos com o intuito de garantir que as obras publicadas via projetos de educação, cultura e cidadania sejam doadas às bibliotecas.

Dentre as ações para a difusão do livro também estão previstas campanhas de doações de livros e a criação de programas que assegurem acessibilidade à leitura, à literatura e ao livro das pessoas com deficiência.