Rio das Ostras intensifica vacinação contra Febre Amarela

Vacinação foi realizada na Praça e Igreja do Centro
    Ação preventiva atende recomendação do Ministério da Saúde
  • Foto: Mauricio Rocha
Publicada em: 21 de Fevereiro de 2019 - 17h38 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Vacinação foi realizada na Praça e Igreja do Centro Foto: Mauricio Rocha
Ação preventiva atende recomendação do Ministério da Saúde Foto: Mauricio Rocha
Equipe da Vigilância em Saúde também deu apoio com orientações á população sobre outras doenças Foto: Mauricio Rocha

Prevenção como melhor caminho para melhoria da saúde da população. A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira, dia 21, uma ação para vacinação contra a febre amarela, que aconteceu em dois pontos da cidade: na Praça José Pereira Câmara e na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Centro, das 9h às 16h.

Desde a última campanha de 2017, o Município atingiu cobertura vacinal de 103,27%, com total de 120.723 doses aplicadas. Segundo o chefe da Divisão de Imunização do Município, José Ronalti da Silveira, a ação segue a recomendação do Ministério da Saúde de reforçar a vacinação para quem mora ou vai viajar para as regiões Sul e Sudeste, devido ao aumento da circulação de pessoas no verão e às vésperas do Carnaval. Há registro de circulação de vírus nessas áreas.

“Como Rio das Ostras faz parte da Baixada Litorânea, que recebe muitos turistas nessa época do ano, decidimos atender a recomendação e intensificar o trabalho com essa ação preventiva. Para esta quinta-feira, disponibilizamos duas mil doses da vacina contra a febre amarela. Mas os postos de saúde continuam com a imunização”, ressaltou.

A vacinação contra a febre amarela é para crianças a partir dos nove meses de idade até adultos com 59 anos, 11 meses e 59 dias. Pessoas acima de 60 anos precisam de prescrição médica. Vale ressaltar que, quem já tomou a vacina, não precisa mais se vacinar, pois agora a dose é única.

Para o morador do Balneário Remanso, Juan Peçanha, de 30 anos, a iniciativa foi ótima, pois ele não havia se vacinado ainda contra a febre amarela. “Minha mãe é enfermeira e sempre falou dessa preocupação, mas acabei adiando. Então aproveitei essa oportunidade para me vacinar. Acho que prevenir é sempre importante para ter uma boa saúde”, acrescentou.

Ainda de acordo com o chefe da Divisão de Imunização, há intenção de estender essas ações para outras localidades de Rio das Ostras até o meado do ano.

OUTRAS DOENÇAS – A ação contra a Febre Amarela também contou com a parceria da equipe da Vigilância em Saúde do Município. Agentes de endemias fizeram distribuição de panfletos informativos e deram orientações sobre o Aedes Aegipty e doenças transmitidas pelo mosquito como Dengue, Zika e Chikungunya, para moradores e durante visita aos comércios.