Foto de uma família curtindo a Praia Boca da Barra num dia ensolarado

Prefeitura investiu em projetos pedagógicos e na infraestrutura das escolas

  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Aulas de robótica foram oferecidos para os alunos da Rede Municipal no contraturno
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Game educativo Top 9 e salas de informática revitalizadas beneficiaram estudantes
  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Jornada Pedagógica levou capacitação para cerca de 2 mil educadores de Rio das Ostras
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Os ônibus acessíveis começaram atender alunos da Educação Inclusiva neste último ano
  • Foto: Jorge Ronald
    Descrição da foto
    Professores tiveram acesso à capacitação continuada ao longo do ano de 2019
Publicada em: 2 de Janeiro de 2020 - 08h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Os investimentos em Educação realizados pela atual Administração Municipal de Rio das Ostras garantiram avanços pedagógicos, bons resultados na aprendizagem e melhor infraestrutura, tanto no transporte escolar como nas unidades de ensino. Para o próximo ano, os avanços nessa área devem continuar, incluindo a ampliação do número de vagas nas creches.

TRANSPORTE ESCOLAR – A Rede Municipal recebeu, em 2019, três ônibus acessíveis para transporte dos alunos com necessidades especiais. Já a zona rural da Cidade conta com dois ônibus, garantindo o deslocamento dos estudantes que residem nas áreas mais afastadas. Outra conquista foi a ampliação das rotas do transporte escolar realizadas por empresa contratada.

A Prefeitura adquiriu nesse ano letivo três vans, que garantem o acesso dos alunos da Rede Municipal às atividades pedagógicas, esportivas e culturais previstas no plano pedagógico e realizadas fora dos estabelecimentos de ensino. Foram comprados ainda três novos carros que atendem às demandas administrativas da Secretaria de Educação.

INVESTIMENTOS EM INFRAESTRURA – Garantir que nem a chuva ou o sol forte atrapalhem as atividades de Educação Física dos alunos. Com esse objetivo, em 2019 foram cobertas as quadras poliesportivas das escolas municipais Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, e Padre José Dilson Dórea, no Âncora. Em 2020, serão entregues as quadras cobertas das escolas Maria da Penha de Oliveira, Vereador Pedro Moreira dos Santos e Cidade Praiana, localizadas, respectivamente, no Palmital, Extensão do Bosque e em Cidade Praiana.

Recuperação dos laboratórios de informática e aquisição de lousas digitais para a Escola Agrícola Carlos Maurício foram outras conquistas da atual gestão. Com a contratação de uma empresa terceirizada, a Prefeitura vai garantir a continuidade dos serviços de manutenção e conservação predial das escolas.

No início do próximo ano letivo, alunos, professores e demais funcionários encontrarão as escolas pintadas, com telhados consertados, novos ventiladores e bebedouros. A Secretaria de Educação também adquiriu 6 mil mobiliários para estudantes, incluindo alguns acessíveis, além de 34 mesas sextavadas com cadeiras para creches.

CONQUISTAS PEDAGÓGICAS – Os bons resultados alcançados pelos estudantes puderam ser medidos tanto pelo Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras (Saero) como pelas participações em eventos nacionais, entre esses as olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas, de Língua Portuguesa, de Raciocínio Lógico e de Robótica. Tudo isso foi incentivado por projetos municipais como as aulas de robótica no contraturno, o game educativo Top 9 e Pro-Virtual, ferramenta para os alunos em progressão parcial alcançarem os conteúdos que não dominam.

Esses avanços foram possíveis graças aos investimentos na formação continuada dos professores em 2019, incluindo mais de 75 cursos e oficinas, Jornada Pedagógica, com a participação de conceituados educadores, Seminário de Alfabetização e Semana de Ciência e Tecnologia.

Outras iniciativas importantes para a formação integral são os projetos Educação e Música, que beneficia 1,5 mil alunos com aulas de canto-coral, violão, flauta, escaleta e percussão, e o Educação Para a Paz. Esse último, possibilita a inserção de 7 mil estudantes na Cultura de Paz, com a participação em debates que constroem valores mais positivos em relação ao meio ambiente e às relações sociais.

Aulas de robótica foram oferecidos para os alunos da Rede Municipal no contraturno Foto: Mauricio Rocha
Game educativo Top 9 e salas de informática revitalizadas beneficiaram estudantes Foto: Gabriel Sales
Jornada Pedagógica levou capacitação para cerca de 2 mil educadores de Rio das Ostras Foto: Mauricio Rocha
Os ônibus acessíveis começaram atender alunos da Educação Inclusiva neste último ano Foto: Gabriel Sales
Professores tiveram acesso à capacitação continuada ao longo do ano de 2019 Foto: Jorge Ronald

NOVO ANO COM MAIS MELHORIAS – Para o ano letivo de 2020, foram criadas 1170 vagas em creches municipais e, com a conclusão de quatro novos prédios, serão abertas mais 1316 vagas para esse segmento. As melhorias em infraestrutura para o próximo ano não param por aí. Será possível substituir as unidades modulares por salas de aula graças às reformas e ampliações das escolas municipais Jerônymo Mendes da Costa, Fazendas Reunidas Atlântica e Creche Escola Maria Rosa Ribeiro Pinheiro – Tia Didi. A Cidade ainda vai ganhar duas novas unidades, com o término das obras das escolas Maria Gorete Vicente Jorge, no Village, e Fany Batista Esteves Fanny, em Nova Aliança.

Pesquisa no Portal