Rio das Ostras Jazz & Blues Festival acontece no feriado de Corpus Christi
Publicada em: 4 de Maio de 2005 - 15h57 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMOs melhores nomes do jazz e do blues vão estar em Rio das Ostras no próximo feriado. De 25 a 29 de maio, a Prefeitura Municipal estará realizando a terceira edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.
Uma seleção dos melhores instrumentistas e intérpretes da atualidade se apresentará em palcos montados em Costazul, na Praia da Tartaruga e na Lagoa de Iriry. A programação de shows mescla artistas estrangeiros consagrados como Magic Slim, John Scofield, Mike Stern, Eddie C. Campbell, Nnenna Freelon e Kenny Garrett, nomes do jazz nacional – Egberto Gismonti, Wagner Tiso, Ithamara Koorax e Victor Biglione – e do blues brasileiro, representado por Celso Blues Boy, Big Joe Manfra, Jefferson Gonçalves e Sérgio Duarte .
Uma das principais características do festival é que não há cobrança de ingresso para os shows. Com apresentações gratuitas, o Rio das Ostras Jazz & Blues se torna uma opção de lazer de qualidade para moradores e turistas que buscam a cidade.
O festival mantém em 2005 o formato que garantiu o sucesso de suas edições anteriores. Além de oferecer shows de instrumentistas e intérpretes consagrados, traz artistas que representam as novas tendências de ambos os estilos. A revelação do Zydeco, o acordeonista Dwayne Dopsie e a cantora Grana Louise (com as Chicago Blues Ladies), mostram por que a “geração de novatos” chamou tanto a atenção da crítica e do público nos últimos anos.
Mesclando experiência e juventude, tradição e inovação, técnica e improviso, o III Rio das Ostras Jazz & Blues Festival traduz a sofisticação melódica do jazz e a força rítmica do blues. Serão cinco dias de shows, com apresentações às 15 horas (Lagoa de Iriry), 17 horas (Tartaruga) e 21 horas (Costazul).
Para que o jazz e o blues “invadam” a cidade, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Rio das Ostras criou toda uma ambientação em Costazul com a Casa do Jazz e do Blues, que vai contar, através de exposições e um longa-metragem, a trajetória dos principais artistas desses estilos que encantam o mundo; a área de comercialização de produtos do festival, CDs e revistas especializadas; e a praça de alimentação.