O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Rio das Ostras lança curso profissionalizante para EJA

  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Alunos realizaram o primeiro acesso à plataforma.
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Curso é oferecido para 25 alunos.
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Inédita no Município, curso modalidade será na modalidade à distância.
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Modalidade estreia na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea.
Publicada em: 26 de setembro de 2025 - 16h40 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Alunos realizaram o primeiro acesso à plataforma. Foto: Alexandre Leite
Curso é oferecido para 25 alunos. Foto: Alexandre Leite
Inédita no Município, curso modalidade será na modalidade à distância. Foto: Alexandre Leite
Modalidade estreia na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea. Foto: Alexandre Leite

Programa inédito no Município é realizado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF – Campus Macaé) na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea

A Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF – Campus Macaé), inaugurou nesta sexta-feira, dia 26, o Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada – EPT. Inédita no Município, a modalidade estreia na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, no Âncora, com o curso de Empreendedorismo em Mídias Sociais Digitais para 25 alunos.

O Acordo de Cooperação Técnica entre o Município e o IFF busca oferecer a formação básica em conjunto com formação profissional no ensino da EJA, facilitando a entrada no mercado de trabalho aos alunos que não estão na escolaridade da idade regular.

Na aula inaugural, os alunos receberam a camisa do projeto, além de bolsas com caderno, estojo, lápis e caneta. Os estudantes foram apresentados ao Ambiente Virtual, onde o curso será ministrado, e realizaram o primeiro acesso à plataforma.

Segundo a direção da unidade escolar, o Programa dará visibilidade ao potencial dos alunos. “São alunos que têm muito potencial, mas que nem sempre é aproveitado, seja por condições sociais ou qualquer outra intercorrência que impossibilita que eles estudem com qualidade. Esses projetos fazem com que eles apareçam, tanto quanto o indivíduo, quanto cidadão e quanto potência”, destacou a diretora adjunta Ana Luiza Oliveira Mota, juntamente com a diretora-geral Gabriela Menezes do Amaral Lima.

A coordenadora da Educação a Distância do Programa EJA Integrada – EPT destacou que o curso pode impulsionar novas perspectivas de futuro aos alunos. “O Programa é muito importante pois dá ao aluno da EJA a oportunidade de capacitação, possibilitando que eles sejam futuros empreendedores, utilizando as tecnologias e mídias sociais digitais”, disse Ana Christina Marchi.

PROFISSIONALIZAÇÃO – A primeira turma da EJA Integrada – EPT será na modalidade à distância. Os alunos terão dias e horários específicos para uso do Laboratório de Informática da escola, onde vão realizar o curso pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. A capacitação terá o total de 160 horas, com cinco meses de duração.

Os estudantes terão auxílio de professores da unidade escolar e mediação pedagógica a distância, realizada pelos encontros síncronos (transmissão ao vivo). A medição será realizada por docentes e pela coordenação EaD do Programa.

A Formação Inicial e Continuada em Empreendedorismo em Mídias Sociais Digitais tem o objetivo de contribuir para educação financeira pessoal, desenvolver a criatividade e o senso empreendedor, fomentar a criatividade e a inovação, discutir novos modelos de negócios e promover a redução das diferenças culturais e sociais provocadas pela exclusão digital.

NOVOS CURSOS – Para o primeiro semestre de 2026, a previsão é de que cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) sejam implantados no Município.

Pesquisa no Portal