Rio das Ostras lança Programa de Saúde do Idoso
Publicada em: 16 de outubro de 2007 - 10h47 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMPrimeira reunião será na próxima sexta-feira, no Posto de Saúde de Cidade Praiana, às 10h
A Prefeitura de Rio das Ostras está implantando o Programa Saúde do Idoso, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde nesta segunda-feira, dia 15. A iniciativa vai beneficiar os moradores do município acima dos 60 anos e está alinhada à Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. A Secretaria de Saúde vai promover grupos de acompanhamento, avaliação de saúde, assistência hospitalar em casa, entre outras ações.
A primeira reunião com os idosos será dia 19 de outubro, na unidade de saúde de Cidade Praiana.
“A população de nosso município está envelhecendo, seguindo uma tendência mundial, o que nos leva a criar políticas de saúde específicas para essa faixa etária”, explica a responsável pelo programa e médica especialista em gerontologia Jane Teixeira.
O secretário de Saúde, Sérgio Manhães, reforçou a importância do programa e sua articulação com outras iniciativas da Prefeitura voltadas para os idosos, como projetos das secretarias de Bem-Estar Social, Educação e Esporte e Lazer. “Devemos promover o envelhecimento saudável, produtivo e com dignidade”, disse o secretário.
O Programa implantado em Rio das Ostras prevê atendimento a mais de 5 mil idosos – essa população deve aumentar com os novos números do censo do IBGE.
Assistência em casa e oficina de memória – Entre os destaques da iniciativa está a assistência hospitalar oferecida aos idosos em suas casas. Os pacientes serão atendidos por uma equipe especializada. Também é uma inovação da Secretaria de Saúde a promoção de oficina e ambulatório para tratamento e prevenção de problemas de memória.
O programa oferece ainda implantação de grupos de acompanhamento do idoso, orientados por equipe multidisciplinar, além de avaliação global do paciente, suporte às famílias, notificação de casos de violência contra a pessoa idosa e capacitação dos profissionais para atendimento dessa faixa etária.
Os interessados em participar do programa devem procurar a unidade de saúde próxima de sua residência.