• Você está em

• Página inicial
  • Educação

Rio das Ostras lembra Dia de Luta da Pessoa com Deficiência com palestra para educadores

Publicada em: 22 de setembro de 2021 - 16h39 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Professores da Educação Inclusiva são convidados a participar de palestra em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência Foto: Divulgação

O Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, comemorado em 21 de setembro, é um importante momento para refletir sobre as políticas públicas e as ferramentas utilizadas para a inclusão. Em Rio das Ostras, a data será lembrada pela Secretaria de Educação nesta quinta, 23, com a palestra online “Desdobramentos históricos da política linguística da Libras e os desafios para a comunidade surda” e a oficina presencial “Ampliando a competência interpretativa: aspectos discursivos e linguísticos”.

A palestra tem início às 15h e será ministrada pelo doutor em Linguística Aplicada pela UFRJ, Luiz Cláudio da Silva Souza. Já a oficina, voltada exclusivamente para intérpretes de Libras, acontece no auditório da Secretaria de Educação a partir das 16h. Os dois eventos são uma realização conjunta dos Departamentos de Formação Continuada e Educação Especial. Os interessados devem se inscrever pelo link www.riodasostras.rj.gov.br/formacao/#!/home.

INCLUSÃO DE ALUNOS – Seguindo as orientações da coordenação da Educação Inclusiva da Rede Municipal, as equipes pedagógicas das escolas adaptam os conteúdos trabalhados para os alunos com deficiência. Como resultado, são produzidos materiais individualizados, voltados para cada aluno. Dessa forma é possível garantir a aprendizagem significativa.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – De acordo com o secretário de Educação, Maurício Henriques, o atendimento educacional especializado no Município ocorre em polos e é norteado pela Política Nacional de Educação Especial/Inclusiva. Nesses polos, que atendem às escolas próximas, funcionam as Salas de Recursos Multifuncionais.

O secretário explica que as atividades desenvolvidas nas Salas de Recursos ampliam o atendimento especializado que é realizado em sala de aula sob a tutela do professor regente e em parceria com a equipe pedagógica da Unidade Escolar.