• Saúde

Rio das Ostras orienta comerciantes e realiza campanha por ambientes livres de tabaco

Ações da Vigilância Sanitária marcaram Dia de Combate ao Fumo
  • Foto:
Publicada em: 9 de setembro de 2021 - 14h16 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Ações da Vigilância Sanitária marcaram Dia de Combate ao Fumo Foto: Divulgação
Equipes da Vigilância Sanitária orientaram sobre legislação estadual que garante ambientes livres de tabaco. Foto Divulgação

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras trabalha o ano todo na promoção da Saúde e prevenção de doenças. Com esse objetivo, estão incluídas ações de controle do uso do tabaco em áreas públicas e o apoio a quem deseja deixar o fumo. No entanto, marcando o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, o tema recebeu maior destaque com uma ação especial da Vigilância Sanitária do Município, com apoio da Educação em Saúde e do Programa Municipal de Tabagismo.

De 31 de agosto até 7 de setembro, as equipes de Vigilância Sanitária enfatizaram em suas atuações, em várias áreas da Cidade, a importância do cumprimento da legislação estadual 5517, de 2009, em uma campanha pelo Ambiente Livre de Tabaco.

CAMPANHA – A ação educativa foi realizada em bares, restaurantes e outros estabelecimentos, em diferentes localidades do Município. A Vigilância Sanitária distribuiu materiais informativos e orientou os comerciantes, esclarecendo sobre a legislação, que proíbe o fumo em lugares públicos fechados.

A Campanha contou com a participação da equipe de Educação em Saúde e, no nível assistencial, pelo Programa Municipal de Tabagismo, que oferece tratamento gratuito na Rede Municipal de Saúde aos moradores que desejam largar o cigarro.

Para fazer denúncias sobre descumprimento da legislação, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (22) 2771-8786. E para mais informações sobre o Programa Municipal de Tabagismo, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (22) 2771-5732.