• Você está em

• Página inicial
  • Segurança Pública

Rio das Ostras orienta motociclistas neste período de pandemia

Publicada em: 2 de julho de 2020 - 18h02 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras orienta sobre uso obrigatório de capacetes e outras medidas que possam evitar acidentes Foto: Divulgação
Grande parte dos acidentes no Município se dão por imprudência na condução dos veículos Foto: Divulgação

Com o aumento do uso de aplicativos de entrega na pandemia do Coronavírus, um fluxo maior de motocicletas está nas ruas e, eles costumam ser boa parte das vítimas nos acidentes de trânsito. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras no período de 1 de janeiro a 30 de junho deste ano, foram registrados 62 acidentes com motocicletas, 17 com ciclomotores ou motonetas e 9 envolvendo bicicletas.

Comparado com o ano anterior de 2019, o número de acidentes é menor, são 196 contra 88 somados. Mas, se levarmos em conta o período atípico vivido em todo País com o isolamento social, o que diminui a movimentação de veículos circulando diariamente pelas ruas do Município, os números ainda assustam.

A Guarda Civil Municipal recomenda evitar trafegar pelo corredor em velocidade excessiva, não ingerir bebidas alcoólicas ou outras substâncias que possam prejudicar a condução da motocicleta. Aumentar a atenção nos cruzamentos, locais onde acontecem a maioria dos acidentes e dobrar a atenção com os pedestres, e é claro, o uso obrigatório do capacete que ajuda a evitar consequências mais graves em um acidente de trânsito, ele salva vidas.

Departamento de Trânsito- O departamento conta com 70 agentes contando com o pessoal do administrativo, dois veículos exclusivos para atendimento 24h por dia e duas motocicletas que atendem no período da manhã até o início da noite. Os agentes costumam ser os primeiros a chegar no local do acidente.

Para o diretor do Departamento de Trânsito, o GCM José Adelmo Mesquita da Rocha, os equipamentos de proteção e a direção defensiva são as maneiras mais eficazes em evitar um possível acidente.

“A moto não é um veículo perigoso, mas sim vulnerável. Por esse motivo, os motociclistas devem pilotar com todo cuidado e atenção. Respeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é fundamental para resguardar a vida. No Município, a imprudência é um dos fatores que mais causa acidentes. Motoristas e pedestres tem que se conscientizar e priorizar a vida”, destacou o GCM Adelmo.