Rio das Ostras otimiza atendimento de saúde para reduzir custos e manter qualidade
Publicada em: 28 de outubro de 2009 - 10h25 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMCom a queda de 40% na arrecadação, Prefeitura revê gastos, busca captação de recursos e aprimora processos de compras
Com a queda de mais de 40% na receita de royalties, Rio das Ostras está revendo seus investimentos de forma que a qualidade dos serviços prestados ao cidadão não seja prejudicada. Na área de Saúde, o município está aprimorando o processo de aquisição de materiais e insumos e buscando recursos junto ao Governo Federal. A partir de novembro, também o atendimento à noite será suspenso, em algumas unidades de saúde onde a demanda não é expressiva, não comprometendo a qualidade do atendimento aos moradores.
“A queda na arrecadação é uma realidade e temos que economizar gastos, buscar recursos junto ao Ministério da Saúde e investir em prioridades”, disse Rosimere Azevedo, a “Rosinha”, coordenadora da área de Avaliação, Controle e Auditoria da Secretaria de Saúde.
As unidades de saúde farão racionalização dos gastos, com redução de custos de telefone e energia elétrica, sem prejuízo do funcionamento. Os processos de aquisição de materiais e insumos deverão ser realizados pelos setores da Secretaria em pregões conjuntos, para que o volume adquirido seja maior, possibilitando melhor negociação de preços.
Conquistas – Voltada para captação de recursos, a Secretaria de Saúde conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, veículo e equipamento para ser utilizado no combate à dengue. Também o Conselho Municipal de Saúde recebeu computador e copiadora do Governo Federal. Agora, o município deve ganhar uma verba para o Programa de Controle da DST/Aids.
“O Governo Federal repassa a verba quando atingimos nossas metas e comprovamos a qualidade de nossos serviços”, disse a coordenadora, que destacou que o Hospital Municipal e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) já são credenciados ao Sistema Único de Saúde e recebem verba periodicamente.
28
Novos horários – A partir de um estudo da demanda na rede municipal, a Secretaria decidiu suspender, a partir de novembro, o atendimento noturno nos postos de Cidade Praiana, Operário, Recanto e Nova Esperança. Essas unidades funcionarão de 8h às 17h. “Os moradores continuarão sendo atendidos, porque podem buscar a mesma unidade no horário regular ou, se necessário, procurar o posto de saúde mais próximo que funcione à noite”, explicou Rosimere Azevedo.