Rio das Ostras participa da elaboração do plano de manejo da Reserva União
Publicada em: 22 de Março de 2005 - 15h07 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMRepresentantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras estão participando das etapas de elaboração do plano de manejo da Reserva Biológica União –Rebio União. A última oficina aconteceu dia 18 de março e os trabalhos estão sob a coordenação da Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ em parceria com a Associação Mico Leão Dourado.
Rio das Ostras é um dos municípios, junto com Casimiro de Abreu e Macaé, que abriga esta Unidade de Conservação (UC). Além disso, Rio das Ostras tem uma experiência importante e pioneira na elaboração de planos de manejo, que estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área, além dos projetos específicos para a UC.
A Reserva Biológica União, criada em 1998, reúne uma área de 3.126 hectares, dos quais dois terços são cobertos por densa Mata Atlântica. A parte mais intacta da Reserva está em solo riostrense. A Rebio União abriga ainda espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-dourado.