Foto de uma família curtindo a Praia Boca da Barra num dia ensolarado

Rio das Ostras participa de audiência estadual de Turismo

  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    A secretária de Turismo, Aurora Siqueira e sua equipe participarão da Audiência promovida pela Comissão da Alerj
Publicada em: 3 de Maio de 2019 - 15h47 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Rio das Ostras participou nesta quinta-feira, 2 de maio, da Audiência Pública promovida pela Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), no Museu Histórico Nacional, para debater a situação dos municípios quanto ao atendimento dos requisitos para a versão 2019 do Mapa do Turismo Brasileiro.

A cada dois anos, o mapa é atualizado e os municípios devem cumprir as exigências do Ministério do Turismo para ficarem aptos a receber verbas federais.

Novas exigências para os municípios integrarem o Mapa foram feitas em dezembro de 2018, por meio da Portaria nº 192 do Ministério do Turismo, e todas as cidades devem de adaptar. Rio das Ostras cumpre todos os quesitos, somente está pendente a ativação do Conselho Municipal de Turismo, que será cumprida ainda este mês, depois da realização do 2º Fórum Municipal de Turismo, marcado para o próximo dia 13 de maio.

Após o cumprimento das exigências, o governo do Estado tem até o dia 31 de julho para validar a documentação. Depois desse processo, o Mapa será reformulado pelo Ministério do Turismo até 15 de agosto.

“Fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro é fundamental para o desenvolvimento da nossa principal atividade econômica. A única pendência que temos, vamos cumprir até o final de maio, quando validaremos o nosso Conselho Municipal de Turismo”, disse Aurora Siqueira, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que compareceu à Audiência acompanhada do subsecretário de Turismo, Igor Pessanha, e da assessora Carla Ennes.

Reunião com Secretário de Estado de Turismo

Ainda no Rio de Janeiro, Aurora Siqueira esteve ontem também com o Secretário de Estado de Turismo, Otávio Leite, para conversar sobre o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.

O maior festival do gênero da América Latina acontecerá em Rio das Ostras no feriado de Corpus Christi, de 20 a 23 de junho. O evento faz parte do Calendário do Estado e contou com o total apoio do secretário, que gravou um vídeo-convite e indicou possíveis parceiros para o Festival.

A secretária de Turismo, Aurora Siqueira e sua equipe participarão da Audiência promovida pela Comissão da Alerj Foto: Gabriel Sales

“O secretário Otávio Leite conhece o nosso Festival e está nos ajudando com a captação de parceiros para a próxima edição. Ele reconhece a importância de um evento como esse para o turismo do Rio de Janeiro”, disse Aurora.

Pesquisa no Portal