Foto de uma família curtindo a Praia Boca da Barra num dia ensolarado

Rio das Ostras participa de capacitação da ONU

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Treinamento foi ministrado pelo Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O encontro com gestores de Defesa Civil de municípios fluminenses aconteceu no Rio de Janeiro
Publicada em: 3 de Maio de 2022 - 11h56 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Treinamento foi ministrado pelo Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres Foto: Divulgação
O encontro com gestores de Defesa Civil de municípios fluminenses aconteceu no Rio de Janeiro Foto: Divulgação

O treinamento oferecido fornece um conjunto de indicadores que permitem aos governos locais avaliar suas capacidades de resiliência a desastres

Rio das Ostras, representada pelos servidores da Defesa Civil, participou nesta segunda-feira, 2 de maio, de um treinamento ministrado pelo Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (URDRR). A capacitação na ferramenta ScoreCard Construindo Cidades Resilientes/MCR2030 tem por objetivo estimular o entendimento dos riscos e recursos de cada cidade para promover uma maior eficiência no planejamento das ações municipais.

O encontro com gestores de Defesa Civil de municípios fluminenses aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle, na Cidade do Rio de Janeiro. O evento contou com palestrantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Nacional, Cemaden Estadual, Responsáveis Regionais da UNDDR e da Própria Secretaria de Defesa Civil Estadual e, representando Rio das Ostras, esteve presente o coordenador geral da Defesa Civil do Município, Jorge Mazzo, o coordenador Robson Lourenço dos Santos e o assessor técnico Luiz Carlos.

O objetivo da capacitação foi a sensibilização dos representantes dos órgãos de Defesa Civil dos municípios para a necessidade de tornar os ambientes urbanos mais seguros. Na ocasião também foram disponibilizadas ferramentas on-line de gerenciamento do sistema, elaboradas para melhorar a administração dos recursos, os registros de ocorrências e o mapeamento das áreas de risco das cidades.

Jorge Mazzo comentou que a capacitação para ele é um ganho na qualidade de gestão da defesa civil do Município. “O dia foi muito proveitoso para nós que tivemos contato com novas ferramentas de gestão de risco. Especialmente quando comparamos o conteúdo que foi passado com a realidade que encontramos no Município e observamos que temos muitas ferramentas que podem nos auxiliar no dia a dia para prestar um serviço cada vez melhor aos nossos munícipes”, contou o coordenador da Defesa Civil, Mazzo.

Pesquisa no Portal