Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Rio das Ostras participa do Edital HUB+ de acessibilidade em Museus

  • Foto: Jorge Ronald
    Descrição da foto
    Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba.
  • Foto: Jorge Ronald
    Descrição da foto
    Centro Ferroviário de Cultura.
Publicada em: 13 de Maio de 2021 - 18h10 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba. Foto: Jorge Ronald
Centro Ferroviário de Cultura. Foto: Jorge Ronald

Fundação de Cultura inscreve o Museu Sambaqui da Tarioba e o Centro Ferroviário de Cultura

O trabalho desenvolvido pela Fundação de Cultura, que já é destaque no cenário cultural do Estado do Rio, tende a melhorar ainda mais. Por iniciativa da presidente, Cristiane Régis, duas unidades culturais – o Museu do Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e o Centro Ferroviário de Cultura, em Rocha Leão – foram inscritas no Edital HUB+, que é um programa para criar práticas e disseminá-las para e com uma rede de museus a ser formada, com seus diversos públicos, em diferentes momentos.

O Edital HUB+ é uma parceria do Oi Futuro com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e a Coeficiente Artístico para oferecer um ciclo de 12 meses de mentoria técnica e formação para 10 museus fluminenses. A partir do patrimônio, memória e da diversidade cultural dessas instituições, o projeto vai identificar as necessidades de cada uma e, de forma colaborativa e integrada, criar uma rede com foco em educação, preservação de acervos e acessibilidades para ampliação do acesso e novos formatos de conexão com o público.

Como benefício para cultura de Rio das Ostras, os participantes das unidades receberão mentorias exclusivas com temáticas nas áreas de educação, preservação e acessibilidades. Após a realização das mentorias, que podem ser online e/ou presenciais, o especialista produzirá um documento diagnóstico que será endereçado ao museu beneficiado com premissas e orientações dentro dos assuntos abordados.

Para a presidente da Fundação, a participação no Edital HUB+ é uma grande conquista para Rio das Ostras. “O fato de ganharmos o direito de ter uma qualificação diferenciada e mais técnica faz com que o trabalho efetuado dentro da cultura seja mais qualificado e, com isso, tanto o Município quanto a população sejam beneficiados”, acredita Cristiane Régis

SÍTIO ARQUEOLÓGICO SAMBAQUI DA TARIOBA – Dentre as ações e atividades disponibilizadas sobre o Museu do Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, estão os Projetos “Piquenique no Museu”, que consistiu como o primeiro momento de reposicionamento da imagem da unidade, onde alunos de escolas públicas e particulares da cidade e região, grupos da sociedade e munícipes em geral eram convidados a conhecerem, em grupo, as dependências da Casa de Cultura Bento Costa Júnior e do Museu do Sítio de uma maneira diferenciada. Outra ação foi o Projeto “Um Dia no Museu”, que consistiu em visitas guiadas feitas com intervenções teatrais, que colocaram o público em contato com os protagonistas dos momentos históricos de Rio das Ostras e seu espaços de memória.

CENTRO FERROVIÁRIO DE CULTURA – Funcionando na antiga estação ferroviária de Rocha Leão, o espaço abriga em seu interior o Museu Ferroviário, incluindo um memorial da categoria, com exposição permanente de peças e documentos da antiga estrada de ferro Leopoldina Railway. Dentre as ações desenvolvidas na unidade, o curso de Monitor Cultural, que ajudou na criação de monitores e guias da localidade, foi um dos destaques.

Pesquisa no Portal