O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Município participa do I Fórum sobre Violência Obstétrica

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O Fórum tem como objetivo debater práticas, desafios e caminhos para um parto mais respeitoso e humanizado
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O evento acontece na Faculdade Unilagos, das 8h às 16h30
Publicada em: 28 de julho de 2025 - 13h25 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O Fórum tem como objetivo debater práticas, desafios e caminhos para um parto mais respeitoso e humanizado Foto: Divulgação
O evento acontece na Faculdade Unilagos, das 8h às 16h30 Foto: Divulgação

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde vão representar Rio das Ostras nesta quarta-feira, dia 30, em Araruama, no I Fórum Regional Intersetorial sobre Violência Obstétrica da Baixada Litorânea. O evento acontece na Faculdade Unilagos, das 8h às 16h30, e terá como tema “Violência Obstétrica: escutar, compreender e transformar práticas”.

O Fórum, realizado pelo Grupo Condutor de Redes da Comissão Intergestores Regional da Baixada Litorânea (CIR-BL), tem como objetivo debater práticas, desafios e caminhos para um parto mais respeitoso e humanizado. A programação conta com palestras, mesas de diálogo e rodas de trabalho temáticas.

Na parte da manhã, a primeira palestra será às 9h30 e tem como tema “O que é Violência Obstétrica: entre o silêncio e o enfrentamento institucional”, com a Doutora Rita de Cássia, pesquisadora e coordenadora dos cursos de atualização sobre Violência Obstétrica e Direitos Reprodutivos e Direitos Sexuais no DIHS/ENSP/Fiocruz Vasconcelos da Costa.

Em seguida, às 10h, Patrícia Salles Damasceno de Matos, doutora da Escola de Enfermagem da UFE, mestre pela Escola Anna Neri, presidente do Centro de Estudo Fernandes Magalhaes e coordenadora do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Bonsucesso, fala sobre o tema “Trabalho em rede: desafios do atendimento multidisciplinar no risco habitual e no alto risco”.

O Grupo de Trabalho de Atenção Primária vai contar com uma palestra com o tema “Violência Obstétrica na Baixada Litorânea: A Atenção Primária como Linha de Frente”, ministrada por Jaqueline Tinoco, Articuladora do Grupo de Trabalho da APS.

Já no Grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde, a Articuladora Mariana Lopes vai falar sobre “O papel da Vigilância Epidemiológica na Violência Obstétrica”.

Na parte da tarde, a partir das 13h, começam as Rodas Temáticas de Trabalho “Como enfrentar a violência obstétrica no nosso território?” ou “Caminhos para um parto respeitoso: práticas e políticas de humanização”. Os participantes serão divididos em grupos temáticos para discutir propostas e soluções. Ao final das discussões, serão apresentadas as propostas.

Antes do encerramento, haverá um debate sobre a sistematização dos encaminhamentos, com mediação do Grupo de Trabalho Rede Alyne.

REDE ALYNE – A Rede Alyne é um programa do Governo Federal que visa reduzir a mortalidade materna e infantil, com foco especial em mulheres negras, e fortalecer a atenção integral à saúde materno-infantil no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa foi lançado em setembro de 2024 e faz parte do pacote de medidas “Saúde sem Racismo: políticas pela igualdade racial”.

Para a coordenadora de Estratégia da Saúde da Família, Doutora Fernanda Peres, o Fórum é de extrema importância para a Baixada Litorânea, por conta do alto índice de violência obstétrica na região.

“Rio das Ostras vai participar com vários profissionais, médicos, enfermeiros e assistentes sociais para que eles possam se tornar multiplicadores de boas práticas que interrompam esse tipo de violência. A ideia é garantir acolhimento humanizado, combatendo a violência obstétrica, propiciando fortalecer os direitos das mulheres, para que tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade e sejam tratadas com respeito e dignidade, explicou

Pesquisa no Portal