Rio das Ostras planeja revisão do Plano de Mobilidade Urbana

• Foto: Gabriel Sales
    O Plano visa melhorar a mobilidade urbana no município
Publicada em: 9 de Janeiro de 2019 - 12h04 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Plano visa melhorar a mobilidade urbana no município Foto: Gabriel Sales

Para adequar a uma nova realidade, tendo em vista o crescimento da cidade, representantes das Secretarias de governo da Prefeitura têm realizado reuniões com o objetivo de revisar o Plano de Mobilidade Urbana do município e debater ações para confeccionar a Lei sobre o tema.

Os objetivos do plano de mobilidade urbana, além de contribuir para melhorar a qualidade de vida urbana, são a promoção do desenvolvimento urbano integrado e sustentável, padronização de calçadas, regulamentação de carga e descarga, criação de estacionamento rotativo e a elaboração de uma forma de deixar as ciclovias organizadas e seguras.

Em reuniões semanais, os servidores técnicos e moradores da cidade podem avaliar com precisão o que a cidade mais necessita para seu desenvolvimento, ressaltando que a existência da lei é requisito para formatação de convênios com Estado e União.

Segundo Rivail Gibaja Gripp, integrante da Comissão que está responsável pela revisão do Plano de Mobilidade e estudo para elaboração da Lei, o plano vai tratar de questões de suma importância para o município e trazer qualidade de vida para toda a população. “A Lei 12.587 trata do Plano de Mobilidade Urbana Nacional, que busca integrar diferentes modos de transporte, melhorar acessibilidade de pessoas com algum tipo de deficiência e melhorar a mobilidade das pessoas trazendo qualidade de vida para os munícipes. Aqui no município, o Plano vem cuidar de inúmeras questões, dentre elas calçadas e rampas”, explicou.