Rio das Ostras prepara alunos para situações de emergência

• Foto: Allexandre Costa
  • Foto: Allexandre Costa
    Plano de Evacuação Escolar foi concluído com sucesso
Publicada em: 2 de dezembro de 2019 - 12h31 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Os profissionais seguiram todos os procedimento corretamente e cumpriram o simulado no tempo estabelecido Foto: Allexandre Costa
Plano de Evacuação Escolar foi concluído com sucesso Foto: Allexandre Costa

Mais segurança para funcionários e estudantes do Município. Na última sexta-feira, dia 29, a Creche Municipal Valdira Flausino Rodrigues recebeu a Defesa Civil de Rio das Ostras para o conhecimento e o treinamento do Plano de Evacuação Escolar. Cerca de 100 crianças, de até dois anos e 11 meses e 29 dias, participaram do simulado.

Os funcionários da escola receberam um vídeo explicativo para que tomassem conhecimento de todos os procedimentos para realizar de maneira eficaz o Plano de Evacuação. Esse cumprimento das ações é fundamental para a segurança de toda a comunidade escolar.

É importante que os profissionais conheçam todos os procedimentos de emergência, como as rotas de fuga, pontos de encontro e os procedimentos de liberação de acesso.

TREINAMENTO – Durante o treinamento, o coordenador tocou o alarme e os professores organizaram suas turmas em fila indiana e saíram silenciosamente do suposto local de perigo. Os alunos seguiram em fila e sem correria pela rota pré-definida até o ponto de encontro, seguindo a sinalização e a direção apontada pelos profissionais da escola.

O simulado foi concluído em três minutos e 34 segundos. A escola tinha o prazo máximo de quatro minutos para realizar todos os procedimentos. Essas medidas podem salvar vidas em casos de incêndio, escapamento de gás, quedas de telhadas e outras situações de perigo.

Para o Coordenador da Defesa Civil, Jorge Mazzo, o resultado foi muito satisfatório.

“ O Plano de Evacuação foi um sucesso.  Viemos apresentar a comunidade escolar o plano e como ele deve ser seguido, e o resultado entregue foi maravilhoso, todos estavam nos pontos de encontros em três minutos e 34 segundos, destacou o Coordenador Mazzo.

A diretora da creche, Verônica Fraga Meireles, contou sobre a importância desse tipo de conhecimento e prevenção nas escolas.

“ Foi um grande desafio. Trabalhamos com crianças muito pequenas e era necessário manter a calma. Apesar de ser um simulado é importante agir como se estivéssemos passando por uma situação de perigo. Fiquei emocionada em ver o nosso resultado, pedimos que nada disso seja necessário, mas precisamos estar preparados para as situações de risco que possam aparecer”, contou a diretora Verônica.