Rio das Ostras promove ação especial de Saúde Bucal nas escolas

• Foto: Matheus Müller
    Os estudantes também apreenderam a técnica de escovação adequada
  • Foto: Matheus Müller
     Os alunos também receberam kits de higiene bucal
    A ação contou com cerca de 35 profissionais e atendeu mais de 1 mil estudantes
Publicada em: 8 de Maio de 2024 - 11h43 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Nesta quarta, 8, o Município se uniu a outras cidades do País para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos Foto: Matheus Müller
Alunos das escolas municipais Padre José Dilson Doréa, no Âncora, e Rio das Ostras, em Cidade Praiana, receberam o atendimento Foto: Matheus Müller
Os estudantes também apreenderam a técnica de escovação adequada Foto: Matheus Müller
Município adquiriu dois consultórios portáteis, que vão levar o atendimento odontológico a qualquer lugar Foto: Matheus Müller
O Departamento de Saúde Bucal estuda a possibilidade de realizar visitas domiciliares  Foto: Matheus Müller
 Os alunos também receberam kits de higiene bucal  Foto: Matheus Müller
A ação contou com cerca de 35 profissionais e atendeu mais de 1 mil estudantes Foto: Matheus Müller

Mais de 1mil alunos foram atendidos no “Dia D do Mais Saúde Bucal”

Rio das Ostras aderiu ao “Dia D do Mais Saúde Bucal”, iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação. Nesta quarta, 8 de maio, o Município se uniu a outras cidades do País para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos para o bem-estar geral.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Bucal, e a Secretaria de Educação, pelo Programa Saúde na Escola marcaram a data com uma ação especial nas escolas municipais Padre José Dilson Doréa, no Âncora, e Rio das Ostras, em Cidade Praiana.

A ação, que contou com cerca de 35 profissionais, teve como objetivo promover mais saúde bucal a mais de 1 mil estudantes e mostrar a importância dos cuidados rotineiros.

As dinâmicas incluíram escovação supervisionada, aplicação de flúor, evidenciação de placa bacteriana, avaliação clínica e tratamento restaurador atraumático (técnica baseada no conceito de mínima intervenção). Os casos que não puderam ser cuidados no local foram encaminhados para tratamento específico. Os alunos também receberam kits de higiene bucal.

O Departamento de Saúde Bucal vem realizando quinzenalmente, além das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), mutirões nas unidades educacionais. “Temos por objetivo conseguir visitar todas as escolas do Município até o final do ano. Tanto os gestores das escolas, quanto os munícipes, têm se mostrado muito animados com as nossas ações de Saúde Bucal”, contou Pedro Carvalho, diretor do Departamento de Saúde Bucal.

CONSULTÓRIOS PORTÁTEIS-  O Município adquiriu dois consultórios portáteis, que vão levar o atendimento odontológico a qualquer lugar, sem perder a qualidade do serviço.

O consultório portátil consiste em uma cadeira odontológica, que é guardada dentro de uma mala, juntamente com o compressor com unidades de aspiração, jato de bicarbonato e seringa de ar e água. O Departamento de Saúde Bucal também estuda a possibilidade de realizar visitas domiciliares.

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde.

A falta de uma higiene bucal adequada pode causar não apenas a perda de dentes e doenças na boca, mas ainda provocar ou agravar outras enfermidades.

CUIDADOS BÁSICOS– Manter o cuidado com a boca é essencial para a boa saúde e necessário para prevenir infecções e o agravo de males como doenças auto imunes, diabetes e anemia, que podem piorar com a má higiene oral.

Práticas simples e rotineiras podem manter a higiene e saúde bucal, como escovar bem os dentes, pelo menos, três vezes ao dia e após refeições e ir ao dentista com frequência.

SERVIÇO – O Centro de Especialidades Odontológicas fica situado na Alameda Campomar, s/nº, Cidade Beira Mar, na sede do antigo Coga. Mais informações podem ser obtidas na própria