Rio das Ostras promove ações da Campanha Agosto Dourado
Publicada em: 6 de agosto de 2025 - 11h47 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMProgramação engloba a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2025, com o tema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”
Este mês, o mundo se mobiliza em torno da conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A campanha recebeu o nome de “Agosto Dourado”, relacionando a cor dourada à qualidade do leite materno. A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, programou atividades durante todo o mês, nas unidades de saúde, incluindo as ações pela Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2025, que tem como tema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”.
Até o fim do mês, as unidades de saúde do Município aderem à Campanha Mundial de Aleitamento Materno, com oferta de atividades variadas, incluindo palestras, rodas de conversa, salas de espera interativas, grupos de gestantes e nutrizes, encontros intergeracionais e ações de capacitação para profissionais. Essas atividades possuem como objetivo a priorização do aleitamento materno e a construção de ambientes de apoio às mães que amamentam.No dia 30 de agosto, a campanha se encerra na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, com “A Hora do Mamaço”. A atividade reúne gestantes, nutrizes, redes de apoio e comunidade, numa grande roda de conversa sobre os desafios do aleitamento materno. Nessa ação, as mães se reúnem para amamentar seus filhos como um ato em defesa ao livre aleitamento. A atividade é coordenada pelo grupo voluntário Colo Coletivo, com o apoio da Prefeitura.
APOIO À AMAMENTAÇÃO – O apoio ao Aleitamento Materno é essencial ao sucesso da Campanha. Gestantes, nutrizes e familiares que necessitem de informações e ajuda para a amamentação devem procurar as unidades de saúde do Município, a qualquer momento do ano, preferencialmente a unidade mais próxima do local de moradia.
A Rede de Apoio ao Aleitamento Materno, da Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras, oferta à população o Ambulatório de Amamentação, todas as terças feira, no Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (NASCA), localizado na Rua Mayer, 747, Liberdade. O ambulatório conta com equipe multiprofissional com experiência no manejo das principais intercorrências que possam dificultar o aleitamento materno.
SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO – Entre os dias 1º e 7 de agosto, será celebrada a Semana Mundial da Amamentação, que este ano busca destacar as interseções entre amamentação e sustentabilidade, com foco em redes de apoio, impacto ambiental e mudanças climáticas.
Dentre os objetivos da Semana Mundial de Aleitamento Materno estão informar as pessoas sobre o seu papel na criação de ambientes de apoio e sustentáveis para o aleitamento; estabelecer o apoio contínuo ao aleitamento como um componente vital para a criação de um ambiente sustentável; engajar indivíduos e organizações para aprimorar a colaboração e o suporte ao aleitamento; e mobilizar ações para conectar sistemas de apoio ao aleitamento, contribuindo para um ambiente mais sustentável.