O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Rio das Ostras prepara alunos para segunda fase da Obmep

  • Foto: Ákilla Ribeiro
    Descrição da foto
    Nas aulas que acontecem no contraturno, alunos que passaram para segunda fase da Obmep podem reforçar os conteúdos
  • Foto: Ákilla Ribeiro
    Descrição da foto
    Professor Bruno ao lado de Luna, que já recebeu três medalhas de bronze na Obmep e uma de prata na Canguru da Matemática
Publicada em: 21 de agosto de 2018 - 15h04 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Rio das Ostras busca desenvolver e valorizar as habilidades dos estudantes. Com 327 alunos da Rede Municipal aprovados na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a Secretaria de Educação está promovendo aulas preparatórias para a prova, que acontece no dia 15 de setembro. Nesta semana foram iniciadas turmas intensivas em 11 escolas, divididas em nível I (6º e 7º anos) e nível II (8º e 9º anos).

Por intermédio do projeto, que está sendo realizado pela equipe da Casa de Educação, deverá ser multiplicada a experiência bem-sucedida da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel. Desde 2013, o professor Bruno de Oliveira Souza realiza aulas preparatórias para a Obmep nessa unidade de ensino e vem alcançando excelentes resultados.

“Na sala de aula temos que nos limitar aos conteúdos curriculares exigidos para a disciplina. Já nos encontros preparatórios podemos desenvolver o raciocínio lógico, especialmente na solução de questões de edições anteriores da Obmep”, explica Bruno.

No Colégio Professora América Abdalla, em parceria com o Programa Obmep na Escola, o preparatório para a prova começou em abril, coordenado pela professora Tainá Lopes da Silva. “Trabalhamos com a resolução de problemas que seguem o formato da prova e, nesse segundo semestre, as aulas são voltadas a todos os estudantes aprovados para a segunda fase da olimpíada”, afirma Tainá.

A aluna Luna Costa Pereira, de 15 anos, que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, já conquistou três medalhas de bronze consecutivas na Obmep e uma de prata na competição Canguru da Matemática. Ela frequenta as aulas preparatórias oferecidas na escola e fala da importância da participação nessas provas.

Professor orientando alunos
Nas aulas que acontecem no contraturno, alunos que passaram para segunda fase da Obmep podem reforçar os conteúdos Foto: Ákilla Ribeiro
Aluna com as medalhas conquistadas ao lado do professor
Professor Bruno ao lado de Luna, que já recebeu três medalhas de bronze na Obmep e uma de prata na Canguru da Matemática Foto: Ákilla Ribeiro

“Estou tendo a oportunidade de desenvolver o raciocínio e me preparar também para concursos e processos seletivos. Gosto de Matemática, mas prefiro os temas relacionados às Ciências”, conta Luna.

Outros estudantes de Rio das Ostras aprovados para a segunda fase da Obmep estão em busca de sua primeira medalha. Entre esses estão Anna Julya Dias Fardim e Jonathas Santos, ambos de 11 anos e alunos do 6º da Escola Municipal Francisco de Assis.

“No preparatório podemos aprender ainda mais”, diz Anna Julya sobre o projeto. Jonathas concorda com a colega e conta com o incentivo da mãe, a técnica de laboratório Glória Santos. “Ele tem se mostrado interessado e por isso estou dando todo o apoio para que participe das aulas no contraturno”, garante a mãe do aluno.

MEDALHA DE OURO – Rio das Ostras vem alcançando bons resultados nas diferentes edições da Obmep. No ano passado, a Rede Municipal conquistou um ouro, um bronze e 15 menções honrosas na Olimpíada de Matemática.

Quem garantiu o ouro foi Marianne do Valle Charles Miranda, que concluiu o Ensino Fundamental na Escola Vereador Pedro Moreira dos Santos. O seu ex-professor, Gilberto Luiz Silveira, fala com orgulho do excelente resultado.

“Fiquei muito feliz com o resultado da Marianne, que foi a única medalhista de ouro da nossa região na Obmep do ano passado, e dos meus outros alunos que receberam menção honrosa. O prêmio maior é saber que conquistas assim são motivadoras. Acredito que todos eles terão atuações positivas na sociedade futuramente, como profissionais e cidadãos”, analisa.

Pesquisa no Portal