Rio das Ostras promove I Encontro sobre Dependência Química
Publicada em: 28 de novembro de 2007 - 11h38 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMO objetivo é debater o tema e qualificar profissionais de saúde para melhor identificar pacientes dependentes e encaminhá-los ao tratamento
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras promove, no dia 3 de dezembro, o I Encontro sobre Dependência Química do município. O evento acontece no Hospital Municipal e vai reunir profissionais de saúde, servidores municipais e representantes da sociedade civil para debater o tema. As equipes de saúde também receberão informações para identificar casos de pacientes dependentes atendidos nas unidades e encaminhá-los ao tratamento.
O encontro será aberto pelo secretário de Saúde, Sérgio Manhães e terá como convidadas a Técnica da Assessoria de Saúde Mental, Selma Pau-Brasil e a Psicóloga Silvia Tedesco, Professora da Universidade Federal Fluminense. Serão também palestrantes a psicóloga Maria Aparecida Tavares Paula e a Terapeuta Ocupacional Jorgina Xavier de Lima, ambas do Centro de Reabilitação de Rio das Ostras, que falarão sobre o atendimento ao dependente químico no município.
A diretora do departamento de Programas de Saúde da Prefeitura, Daniele Marinho de Paiva, explica que este é um problema mundial, porém, com o crescimento do município, vem aumentando o número de casos de dependência química em Rio das Ostras. “Muitas pessoas vêm morar em Rio das Ostras e já são dependentes. Os casos estão aumentando e temos que nos preparar para enfrentar o problema”, ela diz.
A Prefeitura mantém um serviço de atendimento a dependentes químicos que funciona no Centro de Reabilitação, Rua Henrique Sarzedas, 1001, Parque Zabulão. As reuniões do grupo de acolhimento acontecem sempre às segundas-feiras, às 13h30.