Rio das Ostras promove oficinas sobre uso de insulina para diabéticos
Publicada em: 11 de Março de 2009 - 10h08 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMTécnicos do Programa Hiperdia demonstram como usar o medicamento e esclarecem dúvidas de pacientes
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras desenvolveu uma série de encontros de esclarecimento quanto ao uso da insulina para pacientes diabéticos e familiares. As oficinas de insulina acontecem na Policlínica Municipal, sob orientação de técnicos do Programa de Controle de Hipertensão e Diabetes do município – Hiperdia. O último encontro aconteceu dia 11, quarta-feira, e os próximos estão agendados para abril.
A coordenadora do programa, a médica endocrinologista Lisa Negreiros, explica que o uso da insulina é cercado por muitos mitos que devem ser quebrados. Além disso, o uso correto do medicamento é determinante para o sucesso do tratamento.
“Sabe-se que a introdução da insulina nos pacientes diabéticos sem controle da doença deve ser feita de forma precoce. Mas é preciso que o paciente saiba a maneira correta da aplicação, como armazenar a insulina em casa, como transportá-la em viagens, em que parte do corpo ela deverá ser aplicada e a diferença entre as seringas de aplicação”, diz Lisa Negreiros.
O uso correto da insulina possibilita ao diabético uma melhor qualidade de vida e minimiza as complicações da doença.
Além de esclarecer dúvidas, a oficina é uma oportunidade de contato entre o paciente e os profissionais de saúde. Maria de Fátima Rosa da Silva, de 52 anos, participou do encontro realizado na última quarta-feira. Diabética há 20 anos, Maria de Fátima disse que aprendeu mais sobre sua doença.
“Acho muito importante essas oficinas porque as informações ajudam muito no tratamento do diabético. A gente também pode contar as nossas experiências e ouvir as pessoas para saber o que fazer em cada situação”, opina.
Cadastro – Na oportunidade também estão sendo cadastrados pacientes que ainda não têm registro no programa Hiperdia. Importante lembrar que o cadastro possibilita à Secretaria de Saúde planejar as ações e prever a quantidade de medicamentos e insumos necessários para atender a demanda do município. Em breve, os integrantes do Hiperdia irão receber suas carteiras de identificação.