Foto de uma família curtindo a Praia Boca da Barra num dia ensolarado

Rio das Ostras quer retomar Plano Municipal de Saneamento

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Em reunião esta semana, representantes do SAAE e Inea discutiram sobre Plano Municipal de Saneamento Básico
Publicada em: 15 de Maio de 2019 - 12h45 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Município vem buscando melhorias para atender a população em diversas demandas importantes e uma delas é o saneamento básico. Esta semana, representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras – SAAE fizeram uma visita ao Instituto Estadual do Ambiente – Inea, no Rio de Janeiro, para solicitar o retorno dos trabalhos de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.

Na ocasião, a equipe se encontrou com o subsecretário de Saneamento Ambiental Estadual, Omar Kirchmeyer. De acordo com o presidente do SAAE de Rio das Ostras, Alexandre Beleza, o PMSB é uma exigência legal que estabelece as diretrizes para o saneamento básico no Município.

Em reunião esta semana, representantes do SAAE e Inea discutiram sobre Plano Municipal de Saneamento Básico Foto: Divulgação

Ele explicou que, por consequência de uma grave crise financeira, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Inea paralisaram as atividades junto a empresa contratada para auxiliar os municípios na elaboração do PMSB.

“Antes disso o Governo do Estado, por intermédio do Inea, apresentou a diversos municípios uma proposta de Cooperação Técnica para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e, entre eles, Rio das Ostras estava contemplado. E nós do SAAE, preocupados com a inércia dessas atividades, resolvemos pedir celeridade na elaboração do Plano Municipal junto ao Convênio de Parceria Técnica, que será extremamente importante para toda a cidade”, ressaltou Alexandre.

Ainda segundo o presidente do SAAE, o subsecretário de Saneamento Ambiental Estadual informou que uma nova equipe técnica para acompanhamento dos trabalhos por parte do Estado já está pronta, e que nos próximos dias, as pendências jurídicas que interromperam o convênio serão sanadas e, desta forma, tão logo as atividades serão retomadas. Omar Kirchmeyer também parabenizou a equipe de Rio das Ostras pela busca contínua junto ao Inea para o andamento dos trabalhos e com isso trazer melhorias para a população.

Também participou do encontro o vice-presidente do SAAE de Rio das Ostras, Maycon Prata. Novas reuniões já foram agendadas entre representantes dos órgãos para estreitamento das ações de Saneamento Básico no Município.

Pesquisa no Portal