Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Cidade realiza Simpósio “O Suicídio e seus diálogos”

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Simpósio terá mesa formada com palestrantes
Publicada em: 8 de setembro de 2021 - 10h24 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Simpósio terá mesa formada com palestrantes Foto: Divulgação

A Covid-19 trouxe, além de uma crise sanitária, impactos na saúde mental da população devido ao isolamento social e as adaptações à nova rotina. Nesta sexta-feira, 10, às 14h, a Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras, com o apoio da Prefeitura, reflete sobre o tema a partir do 2º Simpósio “O Suicídio e seus diálogos”. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do link http://www.extensao.uff.br/inscricao/

Durante o evento serão discutidos dois eixos: “Saúde Mental, violência autoinfligida e suicídio na população LGBTQIA+” e “Primeiros socorros em casos de tentativa de suicídio”. O encontro será transmitido pelo canal do Youtube https://m.youtube.com/channel/UCqk9fLXIKs5usil1KAKFvaA.

Segundo estatísticas da Fiocruz, ocorre um aumento no número de casos de tentativas e suicídios depois de eventos extremos, sendo assim imprescindível o debate em torno do tema, como forma de prevenção e mecanismo de conscientização.

Um dos reflexos da pandemia foi a imposição do distanciamento social, que pode ser árduo e inseguro para a população LGBTQIA+. Devido a dificuldade que alguns têm de aceitação por parte da família, a reclusão em casa pode então gerar violência física e até psicológica, além de consequências como depressão, ansiedade e suícidio.

Essa realidade já se apresentava antes da pandemia e foi aprofundada no último período. A violência e a discriminação são apontadas como alguns dos fatores que influenciam diretamente em quadros de adoecimento mental  da população LGBTQIA+. Desta maneira, é fundamental que os profissionais de saúde e, especificamente, os enfermeiros, possam atuar levando em consideração todos os aspectos da vida e a realidade social na qual essa população se encontra inserida.

Mais informações sobre o Simpósio e seus palestrantes  podem ser consultados por meio da página: https://sites.google.com/view/iisimpsiodesuicidiouff .

Pesquisa no Portal