Ação Comunitária oferta diversos serviços para moradores

Lúcia Silva saiu satisfeita depois do atendimento recebido no Cras Sul
  • Foto: Gabriel Sales
    Vera Rodrigues tirou a segunda via de sua carteira de identidade
Publicada em: 6 de setembro de 2018 - 16h27 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Bem-Estar Social, promoveu nesta quinta-feira, dia 6 de setembro, a “Ação Comunitária – Mais Cidadania para você”. Realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sul, em Cidade Beira-Mar, o evento ofereceu diversos serviços à população.

Por intermédio de parcerias com as Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Fundação Leão XIII, Procon, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Universidade Estácio de Sá, Cruz Vermelha, Seja Digital, Central de Mediação, Conciliação e Acordos (CCA), Banco de Empregos da Prefeitura e Embeleze foi possível oferecer uma série de serviços à comunidade, todos gratuitos. A iniciativa aproximou usuários e moradores da área de abrangência do Cras.

“Essa interação comunidade e Prefeitura é fundamental. Vamos fortalecer a Secretaria de Bem-Estar Social. Não adianta a Administração Pública dar o remédio se a família não tiver condições de se alimentar adequadamente e não for assistida pelo poder público. A parte social tem que ser fortalecida, ao lado da Saúde e Educação”, afirmou o prefeito Marcelino Borba, que prestigiou o evento na manhã desta quinta.

Morador no estande
O morador Iloc Barroso esteve no estande da Seja Digital para receber o kit da televisão digital Foto: Gabriel Sales
Moradora sendo atendida
Lúcia Silva saiu satisfeita depois do atendimento recebido no Cras Sul Foto: Gabriel Sales
Moradora com a nova carteira
Vera Rodrigues tirou a segunda via de sua carteira de identidade Foto: Gabriel Sales

Segundo a Secretária de Bem-Estar Social, Eliara Fialho, a Ação Comunitária busca facilitar a vida dos moradores de Rio das Ostras. “O principal objetivo é apresentar à comunidade diversos serviços que existem no Município e esclarecer questões sobre documentação, garantindo sua cidadania. Como oferecemos muitos serviços e práticas em um único local, os moradores não precisam se deslocar para ter seus direitos garantidos. Queremos facilitar a vida do indivíduo em seu próprio território”, enfatizou.

“Nossa principal missão é trazer serviços importantes para as famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social. São moradores que necessitam de orientações em diversas áreas de suas vidas”, completou a diretora da Cras Sul, Tatiana da Silva Francisco.

CIDADANIA – Vera Lúcia Rodrigues da Silva buscou o estande da Fundação Leão XIII para tirar a segunda via da sua carteira de identidade. “Eu me separei há pouco tempo e estou precisando da minha carteira com o nome de solteira. O serviço oferecido é maravilhoso”, comemorou.

Já o morador Iloc Barroso da Silva esteve no estande da Seja Digital para receber o kit da televisão digital antes do fim do sinal analógico, previsto para o dia 28 de novembro. “Em poucos dias irei receber o kit digital na sede da Secretaria. Estou muito satisfeito”, afirmou.

Lúcia Maria da Silva também saiu satisfeita do Cras Sul. “Faço artesanato no Centro e sou aluna de zumba. Hoje estou aqui para fazer as unhas. Tenho que cuidar de mim”, disse, animada, no espaço da Embeleze.

Na Ação Comunitária do Cras Sul, os moradores puderam realizar o cadastro no Programa Bolsa Família e no Cartão do SUS. O público também pôde aferir a pressão arterial e receber orientações relacionadas à saúde.

DOAÇÃO DE ANIMAIS – Um estande da Secretaria de Meio Ambiente foi um dos mais procurados. No local, foram disponibilizados gatos e cães para doação. “Hoje estou levando para casa o Nicolau, de apenas um mês de vida. Estou muito feliz”, afirmou a dona de casa Lucilene Ferreira de Oliveira ao lado do gatinho adotado.

Outras edições do evento “Ação Comunitária – Mais Cidadania para você” estão previstas para os meses de setembro e outubro.