O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Prevenção e combate à hipertensão arterial

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Ações de autocuidado e prevenção da Hipertensão arterial foram realizadas na segunda-feira, 24, no Parque da Cidade
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Além da aferição da pressão arterial, também foram distribuídos materiais informativos e palestras educativas   
Publicada em: 25 de Abril de 2023 - 09h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Ações de autocuidado e prevenção da Hipertensão arterial foram realizadas na segunda-feira, 24, no Parque da Cidade Foto: Allexandre Costa

 

Além da aferição da pressão arterial, também foram distribuídos materiais informativos e palestras educativas    Foto: Allexandre Costa

Nesta quarta-feira, dia 26 de abril, acontece o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, data que tem como intuito conscientizar sobre a doença que afeta grande parte da população brasileira. Rio das Ostras realizou na segunda-feira, 24, no Parque da Cidade, em Nova Cidade, ações que visam o autocuidado como forma de prevenção da Hipertensão Arterial, também conhecida como  “pressão alta”.

A equipe multidisciplinar do Programa Hiperdia realizou acolhimento, distribuição de materiais informativos e aferição da pressão arterial.
Também tiveram palestras educativas com os temas: Hipertensão Arterial e suas consequências; Alimentação Saudável – Menos sal mais Saúde e A importância da leitura dos rótulos dos alimentos. Além da atividade física como forma de tratamento e prevenção, a técnica de alongamento foi escolhida para enfatizar a importância da atividade física. Outras ações estão acontecendo nas unidades de saúde da Atenção Primária durante toda a semana.

Segundo o Ministério da Saúde, a população brasileira consome, em média, 12g de sal/dia, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Guia Alimentar do Ministério da Saúde é de 5g de sal/dia, ou o equivalente a uma colher de chá. Esta porção corresponde a aproximadamente 2 gramas de sódio.

A Enfermeira Úrsula Gomes, Diretora do Departamento de Programas, enfatiza que o Programa Hiperdia é descentralizado para todas as unidades de saúde da atenção primária.

“Todos os pacientes hipertensos devem procurar a sua unidade de saúde de referência, de acordo com o seu endereço, para que sejam atendidos em sua totalidade. As ações realizadas pelo Programa Hiperdia estão descentralizadas nas Estratégias de Saúde da Família – ESF e Unidades Básicas de Saúde- UBS com qualidade de assistência, promovendo o atendimento dos usuários em sua totalidade, como é previsto pelo Ministério da Saúde.”

 

Pesquisa no Portal