Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Rio das Ostras realiza Campanha de Prevenção da Hanseníase

  • Foto: Claudio Pacheco
    Descrição da foto
    A palestra serviu para orientar a comunidade
  • Foto: Claudio Pacheco
    Descrição da foto
    Campanha do Janeiro Roxo
  • Foto: Cláudio Pacheco
    Descrição da foto
    Atividades na Clínica da Família
Publicada em: 21 de Janeiro de 2020 - 14h58 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A palestra serviu para orientar a comunidade Foto: Claudio Pacheco
Campanha do Janeiro Roxo Foto: Claudio Pacheco
Atividades na Clínica da Família Foto: Cláudio Pacheco

 

Rio das Ostras entra em mais uma importante campanha neste primeiro mês do ano – a do Janeiro Roxo, que tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e tratamento adequado da Hanseníase. O tema adotado este ano foi “Hanseníase – Diagnóstico Precoce Sim, Incapacidades Não!”.

As atividades começaram nesta segunda-feira, dia 20, com palestra do Grupo Hiperdia, no Centro de Saúde Extensão do Bosque, e Sala de Espera na Clínica da Família, que também contou com ações nesta terça, 21, e ainda tem nos dias 23 e 24. Na quarta, dia 22, tem palestra no Posto de Saúde de Boca da Barra. Já no dia 23 é a vez do Posto de Cláudio Ribeiro, e no dia 24, na unidade do Jardim Mariléa.

Durante todo o mês de janeiro, serão realizadas ações sobre o tema em várias Unidades de Saúde do Município. Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase de Rio das Ostras, Karla Cristina Silva Viana, essa campanha é de suma importância para a população, pois trata-se de um permanente problema de saúde pública no Brasil, que ocupa a segunda posição do mundo entre os países que registram casos novos.

A coordenadora ressalta que é muito importante trabalhar na prevenção, uma vez que o diagnóstico tardio pode provocar incapacidades físicas bem visíveis. “O tratamento da Hanseníase é gratuito e fornecido pelo SUS. É fundamental que as pessoas com suspeitas ou que residem com alguém com diagnóstico de hanseníase, devem procurar uma Unidade de Saúde próxima para serem examinadas e orientadas, para reconhecimento dos sinais e sintomas da doença e, consequentemente, iniciar o tratamento adequado”, destaca Karla.

O Programa de Controle da Hanseníase acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Saúde Extensão do Bosque (Sala 26). Mais informações pelo telefone: (22) 2771-4170.

O Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase é comemorado no último domingo do mês de janeiro.

HANSENÍASE – A doença atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos, dos braços, mãos, pernas, pés e rosto, conferindo à ela um alto poder incapacitante, sendo este o principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença, que podem ser de ambos os sexos e de qualquer idade.

Os sinais e sintomas mais frequentes são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato; caroços e inchaços pelo corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos, entre outros.

Pesquisa no Portal